Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

É amigo do seu ex? Então pode ser um psicopata, diz a ciência

Consegue ser amigo do seu ex mesmo depois do fim do relacionamento? Então, pode ser um psicopata! Pelo menos foi esta a conclusão de uma equipa de investigadores da Universidade de Oakland, em Rochester, nos Estados Unidos.

É amigo do seu ex? Então pode ser um psicopata, diz a ciência

Lisa Welling e Justin Mogilski coordenaram um estudo com 861 pessoas para tentar descobrir os motivos que as levavam a serem amigas dos seus ex-parceiros. Primeiramente, os voluntários responderam acerca dos motivos do fim do relacionamento e também explicaram os motivos porque continuavam amigos.

De seguida responderam a outro questionário mais abrangente. Este determinava traços de personalidade mais obscuros, como narcisismo, psicopatia e maquiavelismo. Estudos anteriores mostraram que pessoas com essas características eram propensas a escolher as amizades por razões estratégicas, além de preferirem relacionamento de curto prazo.

Foi pedido aos voluntários envolvidos no estudo que apresentassem cinco razões para manterem a amizade com o ex. Depois, os investigadores questionaram se cada um desses motivos já havia sido notado em amizades pós-relacionamentos em algum outro momento da vida. As principais causas apontadas foram de que o ex era confiável e de que o relacionamento tinha sido no geral bom.

Cruzando os dados das pesquisas, os investigadores concluíram que as pessoas com traços de amizades mais obscuros eram aquelas que justificavam a permanência da amizade por motivos como recaídas sexuais, interesses financeiros, oportunidades de vida e de afetos casuais – ou seja, motivações estratégicas.

Os narcisistas mantêm os vínculos porque dessa forma têm acesso às informações dos seus ex, tornando-os potenciais ‘vítimas’ dos seus interesses egocêntricos. Ou seja, é muito mais fácil manipular alguém que se conhece (incluindo as suas fraquezas) do que pessoas desconhecidas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório