Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Quatro benefícios e quatro riscos de comer manteiga de amendoim

Conhece os benefícios e os riscos deste alimento? Será que a manteiga de amendoim é verdadeiramente saudável?

Quatro benefícios e quatro riscos de comer manteiga de amendoim
Notícias ao Minuto

08:00 - 09/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim é um alimento muito comum nos Estados Unidos e, em parte devido à globalização, tornou-se recentemente extremamente apreciado em todo o mundo, incluindo no nosso país.

Esta trata-se de um produto alimentar obtido a partir do próprio amendoim que, quando moído, atinge a característica consistência pastosa.

Consistência amanteigada essa, que resulta dos óleos naturais presentes no amendoim.

Ao longo dos anos, diversos estudos relacionados com o consumo deste produto alimentar ressaltaram as vantagens e as desvantagens do seu consumo, sendo que, considerando um consumo moderado, este é, por norma, considerado saudável.

Benefícios

Previne doenças cardíacas

Apesar da manteiga de amendoim ser rica em gorduras, 80% do alimento é composto por gorduras insaturadas ou gorduras boas, que desempenham um papel muito importante na redução do chamado ‘mau’ colesterol (LDL) e previne doenças cardíacas.

Melhora a saúde do cabelo e da pele

A presença da vitamina B2, do cálcio e da vitamina B12 faz com que a manteiga de amendoim seja uma aliada na manutenção de um cabelo e de uma pele bonitos e saudáveis, ajudando a manter a sua hidratação e o seu aspeto brilhante.

Reduz o colesterol

A gordura do amendoim é o que podemos apelidar de uma gordura ‘boa’ e, por isso mesmo, o seu consumo é ótimo para promover o aumento do ‘bom’ colesterol (HDL), ao mesmo tempo que promove a redução do ‘mau’ colesterol (LDL). Prevenindo consequentemente a incidência de problemas cardíacos.

Ajuda a emagrecer

Apesar de ser um alimento muito calórico, a manteiga de amendoim é também saciante e, segundo vários estudos, o seu consumo moderado pode ajudar na perda de peso.

O consumo de manteiga de amendoim ajuda a reduzir a sensação de fome e cria, no organismo, uma maior saciedade no que respeita ao consumo de outros alimentos calóricos e de baixo valor nutritivo (como doces).

Riscos

Também pode ser perigosa para a dieta

A manteiga de amendoim pode ser perigosa para a dieta e para a saúde quando consumida em excesso.

Cada 100 gramas de manteiga de amendoim tem cerca de 580 calorias. Recomenda-se, por isso, moderação no seu consumo.

Nem toda a manteiga de amendoim é saudável

Se algumas opções comercializadas são naturais e benéficas, outras são altamente processadas, carregando uma lista de ingredientes nocivos para a saúde e bem estar de quem os consome.

Observe minunciosamente os rótulos e tenha em atenção a adição de açúcares, de sal, de gorduras transgénicas e de outros óleos.

Risco de alergia

As alergias são outro dos riscos da manteiga de amendoim. Sendo que os amendoins se apresentam como um dos maiores alergénios do mundo.

É muito importante saber se é alérgico ao amendoim. Os sintomas de alergia podem incluir erupções cutâneas, tonturas, vómitos, tosse, inchaço ou, em casos mais severos, dificuldades respiratórias ou mesmo a morte.

Risco de contaminação

O amendoim é um fruto que facilmente pode ser contaminado com fungos e salmonelas. Assim, a pasta de amendoim que resulta do fruto pode, também, ser um veículo de transmissão de doenças.

Torna-se importante garantir que o consumo de manteiga de amendoim é feito com recurso a amendoins frescos (quando caseira) e que se encontra dentro do prazos de validade quando adquirida nas grandes superfícies.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório