Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Oito sinais que o corpo dá um mês antes de ter um ataque cardíaco

Saber como reconhecer os sinais a tempo pode ser essencial para prevenir um ataque cardíaco e evitar um desfecho fatal.

Oito sinais que o corpo dá um mês antes de ter um ataque cardíaco

Por vezes, simplesmente ao escutar o nosso corpo, podemos evitar problemas de saúde. E, sim, o corpo começa a dar sinais de um ataque cardíaco, um mês antes da condição potencialmente fatal ocorrer.

Eis os oito sinais de alarme que o corpo dá, caso os esteja a experienciar, consulte um médico o mais rapidamente possível.

Sensação de fadiga extrema

A fadiga é algo que podemos sentir com frequência, embora não seja um sintoma de algo tão grave. No entanto, pode também preceder um ataque cardíaco, especialmente nas mulheres.

Não se trata de um tipo de fadiga que está associada ao exercício físico ou ao esforço mental. Aumentando especialmente no fim do dia.

Dores abdominais

A dor abdominal, especialmente na parte superior do abdómen, bem como a existência de náuseas de estômago vazio, ou inchaço do estômago, ocorrem comummente dias antes de um ataque cardíaco.

Insónias

Problemas do sono também podem estar relacionados com uma doença cardíaca. As insónias estão entre os sintomas de maior risco. Geralmente, são acompanhadas de ansiedade e dificuldade de concentração.

Respiração ofegante

A respiração ofegante é outro sintoma que ocorre um ou vários meses antes do ataque cardíaco. Na maioria das vezes, é acompanhada por tonturas e falta de ar.

Perda de cabelo

Geralmente, a queda de cabelo acelerada está entre os sintomas precedentes de um ataque cardíaco. Ocorre principalmente nos homens, mas também pode acontecer às mulheres.

Esta perda de cabelo está relacionada com níveis elevados da hormona cortisol. Quando a queda está associada a um problema cardíaco, geralmente ocorre na área da coroa da cabeça.

Ritmo cardíaco

A frequência cardíaca interrompida é outro sintoma que não deve ser ignorado. Neste caso, é mais típico entre os homens, enquanto nas mulheres é acompanhada de pânico e ansiedade.

Dessa forma, aparecem sem aviso prévio e podem manifestar-se através de diferentes formas, como arritmias ou taquicardia, por exemplo.

Suar em excesso

A transpiração excessiva, quer ocorra durante o dia ou à noite, também é um sintoma relacionado a ataques cardíacos. No entanto, este sinal é mais frequente em mulheres.

Trata-se de um tipo de suor frio e ‘pegajoso’, muito semelhante ao que é experienciado quando se está com febre. Aparece independentemente da temperatura ou atividade física que a pessoa faça.

Dores no peito

Tanto o tipo como a intensidade da dor torácica são muito diferentes entre homens e mulheres.

Por exemplo, entre os homens, é um sintoma muito frequente, mas nas mulheres este sintoma apenas é observado em 30% dos casos.

Este tipo de dor no tórax pode vir dos braços. É mais comum do lado esquerdo, embora nem sempre seja assim.

Também é frequente a dor surgir no maxilar inferior, garganta, ombros, pescoço e estômago.

Já sabe, caso esteja a sofrer com um ou mais destes sintomas deve consultar de imediato um médico. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório