Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Os cinco sintomas da diabetes menos conhecidos

Estima-se que mais que 1 milhão de portugueses sofra de diabetes (cerca de 13% da população portuguesa).

Os cinco sintomas da diabetes menos conhecidos
Notícias ao Minuto

14:20 - 03/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Diabetes

Nem todos os sintomas da diabetes são facilmente reconhecidos pelas pessoas.

A diabetes é uma doença que se apresenta quando os níveis de glicose no sangue se encontram perigosamente elevados. Quando tal acontece a ocorre a condição pode danificar os olhos, os rins e os nervos.

Nem todas as pessoas que são diagnosticadas com diabetes apresentam os sintomas habituais tais como, por exemplo,  sede, dormência nas mãos ou nos pés, perda de peso inexplicável e necessidade constante de urinar.

Eis cinco possíveis sintomas menos comuns de diabetes:

1. Irritação na pele

Um dos sintomas pouco conhecidos da diabetes ocorre quando a glicose no sangue está acima dos valores saudáveis e a pele se torna mais seca, provocando ainda comichão.

Pode sentir comichão nas mãos, nos braços, nas pernas e nos pés.

2. Ressonar

Devido a problemas relacionados com transtornos respiratórios, ao dormir os níveis de açúcar no sangue podem tornar-se mais elevados. Esta condição é conhecida como apneia do sono.

Podem ser uma fator predominante para o desenvolvimento de diabetes, na medida em que são provocados por pausas na respiração devido ao relaxamento da musculatura que estreita as vias respiratórias.

Quando os roncos surgem, dificultam a entrada de oxigénio nos pulmões e, com isso, interrompe-se a cadeia de metabolismo da glicose. 

3. Cabelo seco ou caspa

Quando há excesso de açúcar no sangue, o corpo procura um modo de eliminá-lo através da urina, o que é o comum.

No entanto, às vezes, ao eliminar o líquido em excesso, outras zonas do corpo são afetadas pela desidratação. O que cria escamas no couro cabeludo.

Também causa dermatite seborreica, conhecida comummente como caspa. Como a pele é o maior órgão do corpo, pode ainda estender-se a todo o couro cabeludo.

Além disso, o estado inflamatório desta área traz as condições propícias para o aumento do fungo Pityrosporum, causador da caspa.

4. Problemas de audição

Diversos estudos demonstraram que a perda de audição pode ser um indicador da diabetes.

As pessoas com um nível de açúcar elevado no sangue estão mais propensas a terem alguma lesão auditiva do que aqueles com níveis de glicose saudáveis.

Tal acontece por que os níveis de glicose muito altos danificam os nervos do ouvido interno e os vasos sanguíneos, alterando o seu funcionamento.

5. Alterações na visão

A diabetes produz mudanças nos fluídos do corpo e isso também afeta o sentido da visão. Alguns pacientes, antes de serem diagnosticados com diabetes, começam a ver melhor.

De repente, deixam de facto de precisar de lentes de correção. Quando isso acontece, a melhoria não é permanente. Uma vez estabilizados os níveis de glicose, o paciente volta a ter a necessidade de usar lentes.

Mas não se alarme, isso não é uma retinopatia diabética. A retinopatia diabética faz com que os vasos sanguíneos atrás dos olhos se obstruam.

Nas etapas mais precoces da diabetes, o olho não tem a capacidade de focar bem porque os níveis de glicose no sangue encontram-se muito altos. Isso pode provocar mudanças de formato dos olhos, mas não quer dizer que irá perder a visão devido à diabetes.

Depois de algum tempo, os níveis de açúcar estabilizam e não terá problemas enquanto os mantiver em equilíbrio.

Se notar todas estas mudanças em si, somados aos sintomas comuns, procure um especialista médico para receber um diagnóstico e tratamento adequado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório