Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

E se pudesse plantar alimentos na varanda? Com este jardim do futuro pode

Falamos de um projeto de Tom Dixon, em parceria com a Ikea, e o apoio da Corticeira Amorim.

E se pudesse plantar alimentos na varanda? Com este jardim do futuro pode
Notícias ao Minuto

16:39 - 02/06/19 por Filipa Matias Pereira

Lifestyle Ikea

Chama-se Tom Dixon, foi premiado com uma medalha de prata pelo Royal Horticultural Society e desenvolveu, em parceria com a Ikea e o apoio da Corticeira Amorim, um jardim através do qual cria a agricultura urbana do futuro.

Detalha o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto que foi apresentado no Chelsea Flower Show, em Londres, o programa experimental de cultivo de plantas em ambiente urbano - 'Gardening will save the world'-, sendo que este foi criado com cortiça e ainda outros materiais 100% naturais, recicláveis e sustentáveis.

Finalizada a apresentação no Royal Hospital Chelsea, em Londres, este jardim será mobilizado para a Participatory City Foundation, onde permanecerá durante cinco anos. O objetivo? Educar e sensibilizar para a importância do consumo sustentável. Com efeito, esta iniciativa, pode ler-se ainda no comunicado, terá como propósito criar um ecossistema acessível e inclusivo para envolver e educar as crianças e a comunidade sobre a importância e o prazer de cultivar seus próprios produtos.

E se pudesse aproveitar estas soluções "sustentáveis, acessíveis e inovadoras" para cultivar alimentos saudáveis e plantas medicinais na cidade? Este é precisamente o intuito de Tom Dixon e da IKEA. Para o efeito, o jardim harmoniza os métodos tradicionais de plantio com as formas futuristas de horticultura.

"Utilizamos a cortiça para os degraus, pisos e plataformas elevadas pelo baixo impacto ambiental do material. O contorno perfeitamente arredondado foi fabricado utilizando grandes blocos de compósito de cortiça", explica Dixon, acrescentando que "o que sobrou de cortiça deste projeto vai ser reutilizado para criar novos materiais compósitos de cortiça".

Para o líder criativo da IKEA, James Futcher, "a alimentação é uma parte crucial da vida quotidiana e, juntamente com Tom Dixon, a IKEA quer inspirar e viabilizar um estilo de vida mais saudável e sustentável. A participação no Chelsea Flower Show é um primeiro passo na nossa colaboração, onde esperamos desafiar o modo como a sociedade aborda o crescimento populacional e como é gratificante desenvolver os seus próprios alimentos num jardim dentro da cidade. O próximo passo será desenvolver uma série de produtos para o crescimento urbano".

Notícias ao MinutoJardim do Futuro © Tom Dixon, Ikea

Para Cristina Amorim, da Corticeira Amorim, "foi muito gratificante colaborar neste projeto, que valoriza a sustentabilidade a diferentes níveis e incentiva a utilização de soluções inovadoras para dar resposta aos desafios da sociedade. O modelo de jardim projetado por Tom Dixon, com o apoio da Ikea, traz a natureza para dentro das cidades e promove a economia circular, um conceito que faz parte da Corticeira Amorim desde 1963, através da qual assegura a reutilização de todos os subprodutos resultantes da transformação da cortiça".

Saliente-se ainda que para ser possível criar um destes jardins, por exemplo, na varanda, estes foram criados com módulos e pode serem dimensionados. A tecnologia permite que as plantas sejam cultivadas dentro de ambientes controlados durante todo o ano, incluindo uma variedade de plantas comestíveis,) como micro verdes e fungos, a par de diversas plantas decorativas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório