Conheça os dois exercícios físicos que diminuem risco de segundo AVC
A prática de tai chi chuan e yoga evitam um segundo AVC.
© iStock
Lifestyle AVC
As duas práticas de origem oriental mostraram-se efetivas na prevenção de um novo derrame vascular cerebral.
Cerca de 40% dos pacientes que tiveram um acidente vascular cerebral (AVC) vão sofrer com um segundo episódio. Adicional e tragicamente, uma nova rutura ou bloqueio dos vasos sanguíneos do cérebro tem habitualmente efeitos ainda mais danosos e debilitantes.
Contudo, há atitudes que podem reduzir significativamente o risco de um novo derrame através da toma de fármacos e mudanças no estilo de vida. Nesse contexto, investigadores da Universidade Monash, na Austrália, apuraram que a prática de tai chi e de yoga pode ser extremamente benéfica.
Após completarem uma meta-análise, baseada em 26 estudos realizados anteriormente, sobre ambas as atividades, concluíram que a dupla ‘maravilha’ ajuda a regular a pressão arterial e a baixar o colesterol. “Além disso, minimizam a ansiedade e a depressão, fatores que também estão relacionados com o AVC”, observa a médica Tharshanah Thayabaranathan, principal autora do trabalho.
O que é o yoga
Desenvolvido ao longo de milénios na Índia, junta exercícios de postura , flexibilidade e equilíbrio com meditação e treinos de respiração.
E o que é o tai chi chuan
Trata-se de uma arte marcial chinesa conhecida como uma forma de meditação em movimento. Braços, pernas e tronco movem-se lentamente pelo espaço seguindo muitas vezes as orientações de um instrutor. Traz tranquilidade e equilíbrio.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com