Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Estas populares bebidas "elevam risco de paragem cardíaca súbita e fatal"

A ingestão regular de bebidas energéticas pode aumentar significativamente a incidência de problemas cardíacos, inclusive de paragens cardíacas súbitas e fatais, alerta um novo estudo.

Estas populares bebidas "elevam risco de paragem cardíaca súbita e fatal"

A pesquisa norte-americana concluiu que beber duas latas da bebida energética Monster ou quatro latas de Red Bull é o suficiente para aumentar exponencialmente o risco de desenvolver arritmia cardíaca e consequentemente sofrer uma paragem coronária súbita e mortal.

Certos tipos de arritmia – batimento anormal ou irregular do coração – podem causar morte súbita, que em média mata mais de 100 mil pessoas por ano em cada país europeu.

O novo estudo, publicado no periódico científico Journal of the American Heart Association, analisou o impacto das bebidas energéticas no funcionamento do coração, tendo como base uma amostra de 34 adultos saudáveis, de idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos.

Os investigadores distribuíram aleatoriamente entre os participantes 900ml de uma das duas bebidas com cafeína ou um placebo, em três experiências separadas.

As bebidas foram ingeridas num período temporal de 60 minutos – mas não mais de uma lata de 450ml em meia hora.

Ambas as bebidas energéticas testadas continham entre 304 e 320mg de cafeína por 900ml.

De seguida os investigadores mediram a atividade elétrica dos corações dos participantes através da realização de eletrocardiogramas, aparelhos que registam o batimento cardíaco, assim como a pressão arterial.

Os dados foram recolhidos no começo de cada experiência e a cada 30 minutos durante quatro horas, após o consumo das bebidas.

Ritmo cardíaco afetado

Os cientistas concluíram que o ritmo cardíaco dos participantes que haviam consumido qualquer uma das marcas tinha sido afetado de algum modo.

Os investigadores utilizaram como medida a ferramenta denominada de intervalo QT, que monitoriza o tempo que os ventrículos no coração demoram novamente a regenerar.

Se esse intervalo é demasiado curto ou excessivamente longo, poderá causar o batimento irregular e anormal do coração, o que pode ser fatal, alertam os académicos.

Os resultados revelaram que os intervalos QT dos participantes eram seis milissegundos ou 7.7 milissegundos mais elevados quatro horas depois, comparativamente aos voluntários que receberam um placebo.

O líder do estudo, o professor doutorado Sachin A. Sha, da University of the Pacific, na Califórnia, Estados Unidos, disse em declarações à revista TIME: “Apurámos que há de facto uma associação entre consumir bebidas energéticas e alterações nos intervalos QT e na pressão sanguínea que não pode ser atribuída à cafeína”.

“Necessitamos de investigar urgentemente os ingredientes em particular ou a combinação de substâncias presentes em diferentes tipos de bebidas energéticas que possam explicar os dados descobertos através deste ensaio clínico”, concluiu.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório