Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Abraços fazem bem à saúde! Cinco explicações científicas

Não gosta de abraços? Ou adora? Se está entre os últimos, então agora vai ter ainda mais motivos para dar aquele abraço bem apertado. A ciência explica.

Abraços fazem bem à saúde! Cinco explicações científicas

Que atire a primeira pedra quem nunca desejou abraço em um dia ou situação difícil.

Quem nunca desejou um abraço após um dia menos bom ou um momento bastante difícil?

Se é verdade que ainda assim muitos de nós tem pavor a essa demonstração de afeto, por outro lado também é um facto que para outros a sensação de um ‘bom’ abraço é quase indescritível. E segundo a ciência, essa sensação é tão agradável que faz bem inclusive à saúde.

E não pense que esse benefícios são apenas de âmbito emocional...

1 – Reduz o stress e a pressão arterial

O contacto físico no geral ajuda a diminuir os níveis de stress. O abraço, assim como o beijo, liberta oxitocina. Essa substância atua reduzindo o risco de doenças cardíacas e também atua diretamente sob a ansiedade.

2 – Aumenta a felicidade

Acontece que quando abraçamos ou somos abraçados o nosso corpo produz endorfinas, também conhecidas como a hormona do bem estar. Então o abraço é basicamente uma fórmula para a felicidade a apenas um braço de distância.

3 – Abraço entre mãe e filho

É claro que o abraço também está intimamente ligado às emoções. Entre mães e filhos o abraço é algo realmente especial já que a ocitocina age desde os primeiros meses de vida, durante a amamentação. O que fortalece os laços biológicos e emocionais entre mãe e filho.

4 – Abraços faz bem para a comunicação

A nível romântico, o abraço pode ser extremamente benéfico para os relacionamentos. Muitas vezes os casais têm problemas de comunicação, podendo gerar discussões e stress. Um abraço nesses momentos ajuda a criar o sentimento de empatia e também promove um bom sentido de compreensão, através de uma linguagem que não necessariamente precisa ser dita.

5 – Um abraço pode apimentar as relações

Por falar em relacionamentos… O abraço também interfere no desejo sexual. A dopamina libertada pelo contacto físico aumenta o desejo sexual e já foi provado pela ciência que o sexo faz bem tanto para o corpo, como para a mente. Ou seja, nada melhor do que um belo abraço para relaxar e unir os casais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório