Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Seis mitos e verdades sobre datas de validade de remédios e cosméticos

Deitar fora medicamentos e cosméticos que se encontram fora do prazo de validade, especialmente os mais caros, nunca é uma tarefa fácil.

Seis mitos e verdades sobre datas de validade de remédios e cosméticos
Notícias ao Minuto

20:00 - 28/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Data de validade

Mas quais são os mitos e verdades sobre o assunto? A BBC divulgou uma lista que promete esclarecê-lo de vez.

1) O prazo de validade é uma estratégia comercial de laboratórios para que compremos mais

A legislação de todos os países exige que os fármacos comercializados tenham um prazo de validade. O cálculo é feito após estudos científicos exaustivos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o procedimento existe desde 1979.

"Há alguns anos, a Organização Mundial da Saúde decidiu que os prazos de validade não deveriam superar cinco anos", explica à BBC Mundo, José Ramón Azanza, diretor de farmacologia da Clínica Universidad de Navarra, na Espanha.

Segundo ele, o mais comum é a data de vencimento de dois anos.

2) Se tomo um comprimido fora de validade, posso passar mal

O que acontece a um medicamento fora do prazo de validade?

"Normalmente nada", diz Azanza. "Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecerSão raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar".

Mas tampouco o remédio poderá surtir efeito ─ é uma questão muito mais de eficácia de que tolerância.

3) Aspirinas fora de validade não fazem mal

Um dia não é a mesma coisa que seis meses.

Mas de acordo com Azanza, a aspirina não deve ser utilizada muito tempo depois da data de validade porque a degradação do princípio ativo da aspirina, o ácido acetilsalicílico, forma outra substância, o salicilato, que é abrasivo e não deve ser consumido por via oral.

"Não há problema em consumir uma aspirina poucos dias depois da validade, mas em seis meses a quantidade de salicilato contida no comprimido é suficientemente alta para ser tóxica", explica.

4) Um medicamento pode perder a sua eficácia antes da data de validade

"Remédios contêm substâncias químicas que estáveis e instáveis, dependendo de sua composição, e do meio em que se encontram", diz Azanza.

Fatores como humidade, temperatura e a incidência de luz solar podem reagir com essas substâncias e modificar suas estruturas químicas.

Os laboratórios garantem que um medicamento funcionará durante um determinado período de tempo, mas com um importante alerta: que seja armazenado nas devidas condições.

5) Vitaminas não necessitam dos mesmos cuidados

Precisam, sim. O princípio é o mesmo.

"Quando o laboratório vende um composto vitamínico, assegura que as vitaminas funcionarão como o esperado: desde o primeiro dia ao último", explica o médico

Depois do prazo, pode haver alterações na fórmula e perda de efeito.

6) Um creme que não seja aberto funcionará depois da data de validade

"Um creme faz parte da legislação sobre produtos sanitários e tem uma data de validade que nos diz que, até àquele momento, terá as suas propriedades adequadas", enfatiza Azanza.

"Mesmo que não seja aberto, o creme tem ingredientes que também contam com um prazo de validade médio", explica o médico.

E como explicar a situação na qual, depois de muito tempo sem ser usado, um tubo de creme expele uma espécie de óleo amarelado quando o abrimos?

"É um sinal de que o creme ficou tanto tempo sem ser usado que a sua base ficou de um lado e o medicamento do outro. Pode ser usado? Talvez não vá causar danos, mas a sua eficácia poderá não ser a mesma".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório