Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Cinco coisas que acontecem ao seu corpo se comer dois ovos por dia

O velho debate continua: afinal o ovo é ‘amigo ou ‘vilão’?

Cinco coisas que acontecem ao seu corpo se comer dois ovos por dia
Notícias ao Minuto

09:00 - 28/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Ovo

Os ovos podem ter uma fama injusta devido ao colesterol, mas são de facto uma excelente fonte de nutrientes. Incluí-los no almoço ou no jantar, como parte de uma alimentação equilibrada, pode beneficiar a visão e a memória – mas há mais.

Ajuda a manter os músculos

Trata-se do segredo que a maioria das pessoas que praticam musculação estão a par: a clara dos ovos contém leucina, um aminoácido que ajuda a manter e a construir a massa muscular. A substância é boa não só para quem pretende ganhar músculo, mas também para reduzir a velocidade da atrofia muscular que ocorre com o passar dos anos. Porém, comer só as claras dos ovos, não é exatamente uma boa ideia (apesar do que grande parte dos fanáticos do fitness acreditam). Se por um lado reduz o consumo calórico, por outro perde-se boa parte dos nutrientes presentes no alimento.

Memória mais afiada

Os ovos também são ricos em colina, uma substância que ajuda na ligação dos neurónios cerebrais. Ao ingerir dois ovos ao dia, uma pessoa consome a quantidade necessária desse nutriente, o suficiente para aguçar a memória.

Benéfico para as grávidas (e para quem quer engravidar)

O ácido fólico é um dos nutrientes que todas as gestantes ou mulheres que desejam engravidar devem consumir, de modo a garantir a boa formação do feto. Ovos são um dos alimentos que contém a vitamina e devem assim integrar a dieta da mulher.

Os seus olhos agradecem

A gema do ovo é rica em vitamina A e luteína, substâncias que ajudam na saúde dos olhos. A luteína, responsável pela cor alaranjada da gema, está presente nas nossas membranas oculares - e, de acordo com estudos recentes, ajuda a reduzir o risco de doenças como a degeneração macular.

Ossos e dentes mais fortes

Outro nutriente presente em abundância nos ovos é a vitamina D, que ajuda o corpo a absorver o cálcio de outros alimentos, auxiliando a fortalecer ossos e dentes.

Qual é a melhor forma de comer ovo?

Os nutricionistas recomendam que os ovos sejam consumidos preferencialmente cozidos ou escalfados, para garantir a ingestão de todos os nutrientes.

E o ovo estrelado conta?

Deve consumir moderadamente. O grande problema do ovo estrelado consiste na forma como é cozinhado, normalmente em azeite ou óleo. Se mesmo assim não resistir a um ovo estrelado, opte por prepará-lo numa frigideira antiaderente, adicionando apenas um pingo de azeite ou óleo de coco.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório