Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fim ao plástico: Garrett McNamara e Yamaha protegem o futuro dos oceanos

Surfista e jovens da Cascais Jovem juntaram-se para limpar o rio Tejo, no âmbito da campanha 'Clean the Sea for Your Future'.

Fim ao plástico: Garrett McNamara e Yamaha protegem o futuro dos oceanos
Notícias ao Minuto

13:37 - 27/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Oceanos

O plástico é a principal ameaça de poluição nos oceanos e, tendo isso como preocupação, a Yamaha e Garrett McNamara promoveram mais uma iniciativa para consciencializar os portugueses para a importância da limpeza dos mares e de escolhas sustentáveis, no âmbito da campanha 'Clean the Sea for Your Future'.

A ação aconteceu durante o dia de ontem, 26 de maio, no percurso entre a Marina de Cascais e a Marina do Parque das Nações, e nela participaram jovens da Associação Cascais Jovem que, com a ajuda do surfista, recolheram, em vários momentos, plástico do rio com a ajuda de remos de stand up paddle, adaptados com redes para o efeito.

"Lamentavelmente, e apesar de tanta informação e sensibilização, a poluição marítima é um problema real e crescente, tendo grande impacto não só na vida marinha, como para todos os amantes de mar, que estão em contacto com águas poluídas constantemente. Toca-me a mim, que sou surfista, mas também às centenas de famílias que vão para a praia no próximo sábado. Cabe-nos a todos nós mudar isso, incentivando e educando para comportamentos mais responsáveis e esse trabalho tem de começar nos mais novos, motivo pelo qual convidámos a Cascais Jovem a estar connosco nesta missão. Eles representam o futuro, um futuro que espero que seja muito mais risonho", refere Garrett McNamara, embaixador da campanha.

Notícias ao Minuto© Yamaha

De acordo com a BBC, todos os anos o número de plástico nos oceanos aumenta em cerca de 8 milhões de toneladas. Porque é urgente que pare, a Yamaha tem trabalhado com Garrett McNamara para promover melhores práticas no mar e incentivar escolhas mais sustentáveis.

Sandra Cunha, responsável de Marketing do setor marítimo da Yamaha em Portugal, está ciente da dimensão do problema, mas acredita que estas pequenas ações podem fazer a diferença: "Juntos, queremos sensibilizar os portugueses para o impacto do plástico nos mares e oceanos e alertá-los para que usufruam do mar de forma mais consciente e sustentável. A Yamaha tem feito vários esforços neste sentido, tendo lançado recentemente um motor muito mais eficiente, que consome menos combustível e tem maior potência, e também uma iniciativa de redução dos plásticos usados na sua operação. O Garrett tem valores muito alinhados com os da Yamaha e, por isso, estamos muito entusiasmados por desenvolvermos este trabalho em conjunto", afirma a responsável.

A Universidade de Aveiro também está envolvida no projeto através da criação de design de artefactos produzidos com plástico proveniente do oceano, com o objetivo de valorizar o lixo de origem marinha.

A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Marina de Cascais, Capelli e Earth Water.

No âmbito desta campanha, a Yamaha lançou ainda uma plataforma de divulgação de produtos e serviços que sejam ecológicos e sustentáveis. Entre as marcas presentes está, por exemplo, a Planetiers, um mercado online com diversas ofertas ecológicas, amigas do ambiente e sustentáveis. Para o futuro, o objetivo é que a comunidade continue a crescer e que os clientes Yamaha Marine possam usufruir de descontos ou benefícios.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório