Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cinco sintomas alarmantes e urgentes de cancro na medula óssea

O mieloma múltiplo (também designado simplesmente como mieloma) é um cancro com origem nos plasmócitos da medula óssea. Trata-se de uma doença rara, em Portugal estima-se que em cada ano surjam cerca de 400 novos casos.

Cinco sintomas alarmantes e urgentes de cancro na medula óssea
Notícias ao Minuto

11:30 - 27/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mieloma múltiplo

Trata-se de uma doença maligna da medula óssea, em que a célula afetada é o plasmócito. Este tipo de célula pertence à família dos linfócitos, células responsáveis pela defesa do organismo através da produção de umas proteínas especiais, as imunoglobulinas, segundo informaçõs disponibilizadas pela rede de hospitais privados CUF.

Entre as suas funções, os plasmócitos produzem uma substância (Fator Ativador dos Osteoclastos) que ativa os osteoclastos (tipo de células do osso), causando lesões ósseas.

Normalmente os plasmócitos na medula correspondem a uma pequena percentagem (menos de 5%). No mieloma múltiplo eles aumentam em número, de forma não controlada, infiltram a medula óssea e provocam um enorme aumento da produção das imunoglobulinas.

Trata-se de uma doença que atinge ligeiramente mais os homens do que as mulheres. O mieloma múltiplo é mais comum entre os 50 e os 70 anos, ocorrendo a sua incidência máxima entre os 60 e os 65 anos. A sua ocorrência antes dos 40 anos de idade é rara (3%), adianta a CUF.

A raça negra apresenta uma tendência mais elevada para o desenvolvimento desta doença.

Quais são as causas do Mieloma Múltiplo?

A causa desta doença não é conhecida. Provavelmente contribuem diversos fatores genéticos e ambientais, como substâncias tóxicas ou radioativas.

Alguns estudos sugerem que a obesidade ou o excesso de peso podem ser um fator de risco para mieloma múltiplo.

Sintomas de Mieloma Múltiplo

De acordo com o site da CUF, em alguns doentes existem muitos sintomas; noutros são as alterações laboratoriais que prevalecem.

Frequentemente não existem quaisquer sintomas no momento do diagnóstico, sendo este realizado na sequência de exames laboratoriais de rotina nos quais se encontram anomalias que sugerem a presença de mieloma múltiplo.

- Um dos sintomas mais comuns é o cansaço, relacionado com a presença de anemia.

- Noutros casos, o primeiro sintoma pode ser uma infeção respiratória ou outra.

- Insuficiência renal de instalação súbita

- Dores ósseas intensas e prolongadas. Estas dores ósseas são comuns e resultam das lesões do osso resultantes da ativação dos osteoclastos.

- Nos casos mais avançados, quando existe uma grande fragilidade dos ossos, basta um movimento brusco ou um pequeno trauma para ocorrer uma fratura.

Diagnóstico

O diagnóstico é laboratorial, sendo confirmado mediante a realização de análises ao sangue e urina que demonstrem a presença de um aumento da concentração de imunoglobulinas.

É também importante realizar um estudo da medula óssea, através de uma punção aspirativa (mielograma) ou de uma biópsia óssea.

Tratamento

O mieloma múltiplo não pode ser curado, mas existem tratamentos que podem fazer regredir e estabilizar a sua evolução.

Os tratamentos possíveis incluem a quimioterapia, a radioterapia e o transplante de medula óssea, podendo ser complementados por outros como os bifosfonatos, que permitem evitar a progressão da doença óssea.

Uma vez que a imobilidade tende a agravar a doença óssea, é importante evitar estar acamado ou muito tempo parado. Deve-se praticar exercício, como andar a pé ou fazer natação, mas os exercícios violentos e a sobrecarga com pesos devem ser evitados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório