Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Projeto algarvio promove saúde maternoinfantil em regiões espanholas

Um projeto da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve para dar aos pais informação sobre saúde maternoinfantil está a ser alargada às regiões autónomas espanholas da fronteira com Portugal, com apoio do programa de cooperação INTERREG Espanha-Portugal 2014-2020.

Projeto algarvio promove saúde maternoinfantil em regiões espanholas
Notícias ao Minuto

18:10 - 26/05/19 por Lusa

Lifestyle Iniciativa

António Pina, coordenador regional no Algarve desta nova ferramenta de cooperação transfronteiriça luso-espanhola, denominada Rede Ibérica de Promoção da Saúde da Criança (RISCAR), explicou à agência Lusa que na sua base está um projeto inicial que também coordenou, a partir de 2007, para a ARS/Algarve e que permitiu criar uma plataforma de Internet para melhorar a informação dos pais sobre a saúde maternoinfantil, chamada Janela Aberta à Família.

"Com esta experiência, e porque de facto acarinhamos bastante este projeto Janela Aberta à Família, pensámos em expandir o projeto, não só para o todo nacional, mas também para outras regiões de Espanha", afirmou o coordenador regional do Algarve, recordando a experiência com outras ferramentas de cooperação transfronteiriça acumulada no passado pela ARS algarvia com parceiros de regiões autónomas de Espanha.

No passado, esta cooperação, principalmente com a Junta da Andaluzia, foi um elemento importante para "perceber que, dentro da experiência INTERREG, era possível expandir este projeto para outras regiões espanholas, que são a Extremadura, Leão e Castela e a Galiza".

"E então avançámos com uma espécie de Janela Aberta à Família para estas quatro regiões e para o nosso país, incluindo entidades centrais, que inicialmente não estavam formalmente metidas nisto -- a Direção-Geral da Saúde e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde -, e este novo projeto passou a chamar-se RISCAR", esclareceu António Pina.

Em Espanha, são entidades beneficiárias as Consejerias de Saúde das Juntas Autónomas e a Universidade de Cádis.

Além da expansão nacional a transfronteiriça do projeto inicial, esta iniciativa tem, segundo o coordenador, dois objetivos.

Um deles é a "construção de uma plataforma na Internet semelhante à criada para os pais", mas direcionada para os profissionais de saúde, para "promover a sua literacia técnica, enviando-lhes informação adequada, resumida e fácil de ser lida", precisou.

"O outro objetivo é um Observatório de Saúde Maternoinfantil entre estas quatro regiões espanholas e Portugal", completou António Pina, acrescentando que esta meta vai disponibilizar um "repositório de informação padronizada" que permitirá às entidades envolvidas trocar experiências e "perceber as razões e que tipo de indicadores são bons num sítio e maus nos outros".

O projeto RISCAR tem um orçamento previsto de 2,4 milhões de euros e um prazo de execução até dezembro de 2019. Conta com uma plataforma na Internet do Janela Aberta à Família criada inicialmente pela ARS/Algarve, mas que já abrange todo o país e que foi replicada depois na Andaluzia e, "há menos de um ano", também na Extremadura.

Falta agora "Leão e Castela ter uma e a Galiza também", sublinhou o coordenador, sem precisar um calendário.

Trata-se, sublinhou, de um trabalho com "sustentabilidade", uma vez que, mesmo depois de o financiamento acabar, os beneficiários vão "continuar ligados, sobretudo através do observatório" e "sem terem praticamente custos", porque "as ferramentas criadas ficam depois aptas" na Internet.

"Penso que temos aqui um projeto que de facto já não é aquele projeto regional que se iniciou no Algarve, é um projeto não só nacional, como internacional, e tem esta grande virtude de ter sustentabilidade e fazer com que nós estejamos agora juntos a partir deste momento", concluiu António Pina.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório