Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Número de mortalidade por doenças cardiovasculares preocupa médicos

A 11ª edição das Jornadas da Primavera está a decorrer hoje, dia 24 de maio, no Centro Cultural de Cascais onde, pela primeira vez, o tema versa sob uma especialidade em concreto: a cardiologia 'O seu coração, a nossa preocupação'.

Número de mortalidade por doenças cardiovasculares preocupa médicos

Até agora as Jornadas da Primavera, organizadas pelo Hospital CUF Cascais, com o apoio da Câmara de Cascais, discutiam várias disciplinas da saúde. Colocar o foco apenas numa disciplina da Saúde, é uma escolha da Organização das Jornadas da Primavera que procura refletir a grande preocupação dos médicos para com o número de mortes ocorridas na sequência de doenças cardiovasculares.

José Ramos Osório, especialista de Medicina Geral e Familiar na CUF Cascais e coordenador destas Jornadas, relembra que “o alerta não é recente, mas a verdade é que os números de mortalidade por doenças cardiovasculares continuam altos: representam aproximadamente 30% da mortalidade em Portugal e continuam a ser as principais responsáveis por mortes em todo o mundo”.

“Temos de continuar a combater esta realidade que tanto nos preocupa enquanto profissionais de saúde. É necessário reforçar a importância da prevenção de factores de risco iminentes, como: hipertensão, tabaco, excesso de peso, sedentarismo e colesterol - todos estes estão associados às doenças cardiovasculares. É necessário valorizá-los e procurar abordagens para os evitar” aponta José Ramos Osório.

As Jornadas da Primavera têm-se revelado um importante ponto de atualização de conhecimento e de partilha de experiências, que se enquadra na importância da formação contínua dos profissionais de saúde, com vista a alcançar um nível cada vez mais elevado de cuidados a prestar à população.

Nesta edição - com participação de especialistas da CUF, dos Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais e do Hospital de Cascais, o programa terá espaço, não só para discutir como diminuir a mortalidade por doenças cardiovasculares ; como também, para abordar os seguintes temas: a 'Cardiologia em cuidados de saúde primários'; o 'Estado da arte em imagiologia cardíaca' os 'Avanços na cardiologia invasiva' e a 'Evolução da cirurgia cardiotorácica nos últimos 35 anos'.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório