Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Impotência sexual, cegueira e mais oito doenças provocadas pelo tabaco

Sabia que o cigarro pode causar até 50 doenças diferentes? Tal acontece devido à grande quantidade de substâncias químicas na sua composição, com consequências nefastas para a saúde.

Impotência sexual, cegueira e mais oito doenças provocadas pelo tabaco
Notícias ao Minuto

09:00 - 24/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vício do tabaco

O consumo de tabaco pode causar cancro em diversos órgãos (e não apenas nos pulmões), doenças pulmonares, como bronquite e enfisema, e doenças cardiovasculares, como pressão alta, enfarte e AVC.

Entre as 50 doenças que o cigarro pode impulsionar, eis 10 das mais comuns:

1. Enfisema pulmonar e bronquite

O enfisema e a bronquite, conhecidos como doença pulmonar obstrutiva crónica, surgem porque o fumo do cigarro causa inflamação nos tecidos que revestem as vias respiratórias, levando a lesões permanentes e que reduzem a capacidade do pulmão para efetuar as trocas gasosas de modo eficiente.

2. Enfarte e AVC

O cigarro causa inflamações na parede dos vasos sanguíneos, portanto aumenta as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como enfarte, AVC, trombose e aneurismas, potencialmente fatais.

A pessoa que fuma também apresenta uma maior probabilidade de sofrer de pressão alta, apresentar dores no peito, como angina, e ter placas de gorduras nos vasos, o que pode resultar em colesterol elevado e diabetes.

3. Impotência sexual

O fumo causa impotência em homens tanto por alterar a libertação das hormonas importantes para o contacto íntimo, como por inibir o fluxo sanguíneo que bombeia o sangue para o músculo que mantém a ereção.

4. Doenças reumáticas

O tabagismo não apenas aumenta o risco de desenvolver a artrite reumatóide, com presença de dor, inchaço e vermelhidão nas articulações, principalmente nas mãos, mas também aumentam a gravidade e dificuldade do seu tratamento.

Outras doenças reumáticas e auto-imunes, como espondilite anquilosante, artrite psoriática e lúpus, por exemplo, também apresentam uma maior chance de se desenvolverem nas pessoas que fumam.

5. Úlceras gástricas

O cigarro aumenta em quatro vezes o risco de desenvolver úlceras gástricas, assim como outras doenças do trato gastrointestinal, como gastrite, refluxo e doença inflamatória intestinal, por exemplo, devido ao aumento das inflamações também nas mucosas do estômago e intestino.

6. Alterações visuais

As substâncias do fumo do cigarro também aumentam o risco de desenvolvimento de doenças oculares, como cataratas e degeneração macular, e até a possibilidade de cegueira, por aumentarem as chances de disfunção e inflamação das células.

7. Demência

O cigarro está associado ao aumento do risco de desenvolver demência, tanto pela doença de Alzheimer quanto por lesões cerebrais decorrentes de micro-AVCs.

8. Complicações na gravidez

No caso das grávidas que fumam ou inalam fumo de cigarro em excesso, as toxinas do cigarro podem provocar diversas doenças, como aborto espontâneo, retardamento de crescimento do feto, nascimento prematuro ou mesmo morte do bebé.

9. Cancro da bexiga

Grande parte das substâncias cancerígenas do cigarro que entram na circulação necessitam de ser eliminadas ao passar pelas vias urinárias, aumentando assim o risco de desenvolvimento de cancro da bexiga, ao entrarem em contacto com o tecido desse órgão.

10. Cancro do pulmão

Quando as substâncias do cigarro entram em contacto com os finos tecidos dos pulmões que fazem as trocas respiratórias, existe o risco de formação de tumores, devido às inflamações e disfunções induzidas por essas partículas.

Outros tipos de cancro:

O cigarro causa quase 20 tipos de cancro, portanto, além do cancro do pulmão e da bexiga, aumenta as chances de muitos outros tipos, como:

- Cancro da boca;

- Cancro da laringe;

- Cancro do estômago;

- Mama;

- Colo do útero;

- Leucemia.

O número de fumadores em Portugal (cerca de 28% da população) encontra-se abaixo da média europeia, mas o tabaco continua a ser responsável por uma morte a cada 50 minutos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório