Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Já é fã de batata doce? Emagrece, combate a diabetes e o envelhecimento

A cada mês, um alimento sugerido por uma nutricionista. A fechar maio, é Ana Lucia Silva quem escreve, falando-nos da batata doce, uma fonte de vitaminas, antioxidantes e de mineriais como o zinco, tão versátil quanto aconselhada, mas nem sempre livre de dúvidas.

Já é fã de batata doce? Emagrece, combate a diabetes e o envelhecimento
Notícias ao Minuto

08:20 - 28/05/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimento do mês

A batata doce é uma raiz comestível de cor branca, amarela-laranja ou roxa e destaca-se pelo elevado teor em carotenos (provitamina A). Comparativamente com a batata ou outros acompanhamentos como o arroz ou a massa a batata doce possui quantidades superiores de carotenos, chegando a ser 850% superior se opta pelas batatas de cor laranja ou roxa.

Os carotenos após o consumo são convertidos no organismo em vitamina A, e uma batata média (cerca de 150g de batata doce assada) são suficientes para cobrir as necessidades diárias em homens e mulheres adultos. Esta quantidade contribui igualmente com aproximadamente 50% da recomendação diária para as necessidades de vitamina C.

Estas características conferem à batata doce um elevado valor nutricional, reforçado pelo facto de fornecer ferro e zinco, minerais muitas vezes em défice na população.

A vitamina A, C e o zinco apresentam capacidades antioxidantes, protetoras da ação nefasta dos radicais livres, designadamente na proteção do envelhecimento, da destruição celular e do aparecimento de doenças degenerativas, como cancro, aterosclerose, artrite reumática, diabetes entre outras. 

A batata doce pode ser consumida seca (como farinha na produção de pão), frita, em puré, assada, em creme (sopa ou molho) ou desidratada (em formato snack) e representa um dos alimentos promissores na promoção da saúde.

Então do que está à espera? Diga sim à batata doce, o seu organismo e saúde agradecem!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório