Comer este hidrato de carbono diariamente pode evitar ganho de peso

Comer arroz todos os dias pode evitar ganho de peso, aponta estudo.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
24/05/2019 07:00 ‧ 24/05/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Boa forma

No Congresso Europeu de Obesidade (ECO), durante o qual foi apresentado o estudo, cientistas da Doshisha Women’s College of Liberal Arts, no Japão, concluíram que comer arroz todos os dias está associado a menores índices de obesidade.

Os investigadores analisaram os hábitos alimentares e de saúde de 136 países, tendo em conta o consumo de arroz nessas nações e também o peso da população.

No final do levantamento, os cientistas concluíram que a obesidade é menos prevalecente em lugares onde o consumo de arroz é alto (média de cinco colheres de sopa por pessoa, por dia). Já nas regiões em que o alimento mal é incluído na culinária local (menos de uma colher de sopa por pessoa, por dia) os índices de excesso de peso são maiores.

A tendência manteve-se mesmo levando em conta o PIB e o nível de educação de cada país.

Segundo os investigadores japoneses, são necessários mais estudos para entender melhor de que maneira o arroz ajuda a evitar o ganho de peso. Mas ainda assim têm alguns palpites. “É possível que as fibras, os nutrientes e os compostos encontrados no cereal aumentem a saciedade e evitem o hábito de comer em excesso”, disse a professora Tomoko Imai, que liderou a investigação.

De acordo com Imai, outros pontos a favor do arroz são o baixo teor de gordura e o menor índice glicémico – ou seja, este alimento diminui a incidência de picos de açúcar. A longo prazo, picos de glicose e insulina levam, entre outras coisas, ao aumento de peso, principalmente na região abdominal.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas