Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Comer este hidrato de carbono diariamente pode evitar ganho de peso

Comer arroz todos os dias pode evitar ganho de peso, aponta estudo.

Comer este hidrato de carbono diariamente pode evitar ganho de peso
Notícias ao Minuto

07:00 - 24/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Boa forma

No Congresso Europeu de Obesidade (ECO), durante o qual foi apresentado o estudo, cientistas da Doshisha Women’s College of Liberal Arts, no Japão, concluíram que comer arroz todos os dias está associado a menores índices de obesidade.

Os investigadores analisaram os hábitos alimentares e de saúde de 136 países, tendo em conta o consumo de arroz nessas nações e também o peso da população.

No final do levantamento, os cientistas concluíram que a obesidade é menos prevalecente em lugares onde o consumo de arroz é alto (média de cinco colheres de sopa por pessoa, por dia). Já nas regiões em que o alimento mal é incluído na culinária local (menos de uma colher de sopa por pessoa, por dia) os índices de excesso de peso são maiores.

A tendência manteve-se mesmo levando em conta o PIB e o nível de educação de cada país.

Segundo os investigadores japoneses, são necessários mais estudos para entender melhor de que maneira o arroz ajuda a evitar o ganho de peso. Mas ainda assim têm alguns palpites. “É possível que as fibras, os nutrientes e os compostos encontrados no cereal aumentem a saciedade e evitem o hábito de comer em excesso”, disse a professora Tomoko Imai, que liderou a investigação.

De acordo com Imai, outros pontos a favor do arroz são o baixo teor de gordura e o menor índice glicémico – ou seja, este alimento diminui a incidência de picos de açúcar. A longo prazo, picos de glicose e insulina levam, entre outras coisas, ao aumento de peso, principalmente na região abdominal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório