Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Seis substitutos saudáveis e saborosos para o sal

Na quantidade certa, o sal é uma parte importante de qualquer regime alimentar. Quer se trate de carnes, vegetais, pizzas, massas ou saladas, o sal pode ser adicionado a praticamente qualquer coisa para melhorar e acentuar o sabor dos alimentos.

Seis substitutos saudáveis e saborosos para o sal
Notícias ao Minuto

20:00 - 22/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Temperos

Todavia, a verdade é que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a maioria dos indivíduos consuma quantidades excessivas do condimento, o que pode causar vários problemas de saúde - desde hipertensão, diabetes a complicações cardíacas. 

A boa notícia é que não necessita de restringir-se apenas ao sal quando se trata de acrescentar sabor aos alimentos.

Eis seis alternativas de temperos que prometem dar mais sabor às suas refeições em prejudicar a sua saúde:

1. Ervas e especiarias

Estes temperos dão à comida um sabor inconfundível, que supera muitas vezes o sal, além de possuírem vários benefícios para a saúde. Ervas como tomilho, salsa, manjericão e hortelã, são perfeitas para adicionar sabor e textura aos cozinhados, sem quaisquer substâncias artificiais. Especiarias, por outro lado, têm um sabor mais concentrado e que pode ser bastante forte. Algumas especiarias deliciosas são a canela, cominho, noz-moscada, açafrão e curcuma. 

2. Laranja ou limão

Dê um frescor ao seu prato, espremendo uma laranja ou limão. De forte sabor cítrico, estes alimentos são a adição perfeita a praticamente qualquer prato, desde saladas a carnes, peixes e molhos. 

3. Gengibre

O gengibre é uma outra alternativa fantástica para o sal. A explosão de sabor desta raíz é simplesmente inigualável e, por ser tão forte e distinta, não requer outros aromas para realçar o prato. Além disso, a raiz do gengibre é fácil de encontrar e tem todos os tipos de uso culinário - em molhos, marinadas, saladas e até mesmo sobremesas. Também não podemos deixar de mencionar os incríveis benefícios desta raiz para a saúde, incluindo o alívio de dores e náuseas. 

4. Cozinhe com óleos e azeites saborosos

Além dos óleos mais convencionais, como o azeite e o óleo de girassol, também é possível utilizar óleo de nozes, óleo de gergelim, óleo de canola e óleo de semente de uvas, entre muitos outros. Experimente fazer infusões de diferentes ervas e especiarias, criando os seus próprios óleos com sabor e adicionando-os às saladas e outros alimentos. 

5. Vinagre, vinho e licores

Escolha entre vinagres de vinho (feitos de vinhos tinto, branco ou rosé; de champanhes, ou de xerez), vinagres de cidra (feitos de maçã) e vinagre balsâmico (feito de uvas Trebbiano envelhecidas em barris). Estes temperos combinam bem com alho, pimentão, pimenta, ervas, legumes ou frutas para um sabor ainda mais personalizado e são uma excelente adição a molhos ou adicionados diretamente no prato. 

6. Polvilhe com um pouco de queijo ralado

Claro que queijos como cheddar e feta têm altas quantidades de sal, portanto deverá optar por queijos como cream cheese e mozzarella, que são tão suculentos quanto os outros, mas com menor teor de sódio. Qualquer que seja, o queijo é um ótimo ingrediente para adicionar aos pratos. O queijo também contém nutrientes como cálcio, proteínas, fósforo, zinco e vitaminas, o que o torna o substituto ideal para quem pretenda manter uma dieta pobre em sódio. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório