Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Duelo de titãs. Pão branco ou integral, afinal qual engorda menos?

Há algum tipo de pão que podemos comer hoje em dia sem termos que nos preocupar com ganhar peso e impactar negativamente na nossa saúde? A resposta é sim e não.

Duelo de titãs. Pão branco ou integral, afinal qual engorda menos?
Notícias ao Minuto

13:00 - 22/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Pão

Muitas vezes quem pretende fazer uma alimentação mais saudável opta por ingerir variedades de pão integral. O problema é que nem todo pão integral é igual. A verdade é, muito pão deste tipo é confecionado quase com os ingredientes exatos do pão branco...

O Problema do pão branco

O primeiro problema com a farinha refinada consiste no facto do pão que foi confecionado durante milhares de anos não ter esse ingrediente. Ou seja, a farinha refinada trata-se de um alimento completamente novo de muitas formas, o que significa que o organismo tem algumas dificuldades em digeri-lo.

Adicionalmente, um dilema importante no pão feito com farinhas refinadas é a falta de fibras. Nos processos de fabrico são retiradas as fibras que serviam para desacelerar a libertação dos açúcares naturais no pão. A trituração fina também reduz a farinha a partículas individuais menores. Como resultado, há uma superfície maior exposta a nossas enzimas digestivas quando comemos, então os amidos no pão feito com farinha refinada tornam-se muito mais rápido em açúcar e aumentam o índice glicémico – o que diminui a saciedade e que por sua vez contribui para o ganho de peso.

Níveis de açúcar no sangue e aumento de peso

O rápido aumento de açúcares na corrente sanguínea leva a uma corrente de eventos que pode levar ao ganho de peso. O pâncreas tem que trabalhar mais do que o normal para lidar com a entrada rápida de açúcares e responde com um pico de insulina para reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Alimentos naturais não criam picos de insulina e o corpo humano não foi feito para lidar com esses picos, o que pode evitar que reservas de gordura existentes sejam usadas como energia e promover o armazenamento de gordura. Essa cadeia de eventos tem sido implicada como um dos principais fatores da obesidade, diabetes e de doenças crónicas. Dito isso, evitar pão e produtos de trigo feitos com farinha refinada é uma parte importante de ficar saudável e manter um peso saudável.

Mas afinal, o pão integral engorda ou emagrece?

O pão integral consiste no tipo de pão no qual a farinha ainda contém o gérmen e farelo de trigo. Assim esta variedade é mais rica em proteína, gorduras saudáveis e antioxidantes. Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition descobriu que pessoas que comem grãos integrais tendem a ter níveis mais baixos de insulina em jejum quando comparados àqueles que comem grãos refinados, e isso sugere que o consumo de grãos integrais pode ser um componente importante na redução do diabetes tipo 2.

Outros estudos também descobriram que o consumo regular de grãos integrais baixa o LDL ou colesterol mau e os níveis de triglicéridos e pode reduzir o risco de doença cardíaca em 26%. Outros estudos descobriram que quanto mais grãos integrais são ingeridos, menor é a probabilidade de hipertensão, diabetes e obesidade.

Os efeitos protetores dos grãos integrais podem depender da presença ou interação de vários constituintes biológicos, incluindo fibras, vitamina E, magnésio, ácido fólico e outros nutrientes.

Comer pão integral emagrece se fizer boas escolhas

Se souber fazer uma boa escolha e a consumir a quantidade apropriada, o pão integral emagrece. Ou seja, este alimento pode fazer parte da sua dieta de emagrecimento e contribuir para que perca peso.

No que diz respeito a escolher o pão integral certo, escolha os que têm a menor quantidade de hidratos de carbono por fatia, a maior quantidade de proteínas e fibras. Algumas marcas são melhores que outras, por isso leia sempre com muita atenção dos rótulos das embalagens.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório