Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Não consegue dormir? Os quatro melhores chás para combater as insónias

Usar plantas para tratar problemas de saúde ou para promover o bem-estar é um hábito quase ancestral. E a verdade é que estas bebidas naturais têm efeitos extremamente positivos no organismo.

Não consegue dormir? Os quatro melhores chás para combater as insónias
Notícias ao Minuto

21:42 - 21/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Insónias

Com a correria do dia-a-dia, muitas vezes esquecemo-nos do poder que certas plantas têm, sobretudo quando se trata de aliviar o stress ou os sintomas característicos da ansiedade. É o caso dos diversos tipos de chá que ajudam a dormir.

Estas bebidas agem no sistema nervoso, acalmando os nervos e promovendo uma maior sensação de tranquilidade.

Eis quatro chás que o vão ajudar a relaxar e a dormir melhor:

Camomila

Não é à toa que este é o mais conhecido chá para dormir, pois auxilia no relaxamento devido aos seus compostos fenólicos, principalmente a apigenina, que tem um efeito extremamente calmante.

Além disso, pode ajudar no controlo da glicemia, na prevenção de gripes e a aliviar dores de estômago e cólicas, atua como relaxante muscular e tem poder anti-inflamatório.

Melissa

Também conhecida como erva-cidreira, a melissa é uma das ervas mais eficazes para combater o nervosismo e a ansiedade, pois apresenta uma atividade sedativa, podendo auxiliar no relaxamento, no controlo das emoções e a induzir o sono.

Também ajuda a aliviar enxaquecas cólicas menstruais e náuseas.

Maracujá

O maracujá possui propriedades depressoras do Sistema Nervoso Central (SNC), aliviando sintomas de ansiedade e estimulando a sedação, melhorando assim a qualidade do sono. No entanto, as substâncias com ação calmante encontram-se principalmente nas folhas do maracujá.

Erva-de-são-joão

Trata-se de um anti-inflamatório natural, além de conter vitamina C, ajudando a dormir melhor e auxiliando no tratamento de casos de depressão leve a moderada e de ansiedade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório