Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Já ouviu falar da cenoura preta? Cinco benefícios incríveis do vegetal

Muitas pessoas nunca viram ou comeram uma cenoura preta, porém, esta variedade da raiz é bastante comum noutras partes do mundo, como nos países asiáticos, sendo uma variedade extremamente saudável para ser incorporada em qualquer regime alimentar.

Já ouviu falar da cenoura preta? Cinco benefícios incríveis do vegetal
Notícias ao Minuto

10:00 - 21/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Superalimento

A cenoura preta, produto da cenoura tradicional – cientificamente conhecida como Daucus carota subsp. sativus, é mais comum na China e na Índia.

Apesar da variante laranja da cenoura ser mais comum, a verdade é que este vegetal pode apresentar várias cores, incluindo vermelho, roxo, branco, amarelo e preto.

As raízes têm uma doçura inesperada, um sabor subtil e levemente apimentado. A variação de cor é principalmente devido à concentração de compostos encontrados nas variedades dessa raiz doce.

O extrato de cenoura preta, é usado pelas suas propriedades medicinais.

A cor escura das variedades roxa e preta, indica uma alta concentração de antocianinas, enquanto as cenouras de cor laranja e amarelo tendem a conter quantidades mais elevadas de betacaroteno e outros ingredientes ativos.

As cenouras pretas têm um sabor único, decididamente diferente das cenouras brancas ou cor de laranja.

Benefícios para a saúde

As cenouras negras obtêm a sua cor através das antocianinas. Sendo ricas em nutrientes, possuem alguns benefícios importantes para a saúde, incluindo a capacidade de tratar doenças como o Alzheimer, e ainda, aumentar a cognição, reduzir a inflamação, otimizar a digestão e prevenir alguns tipos de cancro.

Trata a artrite reumatoide

Alguns dos ingredientes ativos presentes nas cenouras pretas têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a diminuir a incidência de doenças crónicas e o stress oxidativo que provoca a artrite reumatoide.

Contra o cancro

Com uma quantidade incrivelmente alta de antocianinas, as cenouras negras lutam ativamente contra o desenvolvimento e propagação de células cancerígenas. Os seus agentes antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres e a neutralizar a atividade cancerígena no organismo.

Doença de Alzheimer e de Parkinson

Os antioxidantes presentes na raiz vegetal, são conhecidos por reduzir o depósito de placa beta amiloide no cérebro. Esse depósito pode levar à congestão neural e ao aparecimento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

Melhora a visão

As cenouras são famosas pelo fornecimento de betacaroteno, que é conhecido por proteger diretamente a saúde da visão. Funcionando como antioxidante, o betacaroteno pode diminuir o risco de degeneração macular e retardar o desenvolvimento de cataratas, ajudando a ver melhor por mais tempo.

Ajudam na digestão, a controlar o colesterol elevado e a diabetes

As cenouras são extremamente ricas em fibras alimentares, o que é essencial para um sistema digestivo saudável. A fibra alimentar ajuda a estimular o movimento peristáltico e a melhorar a absorção de nutrientes no intestino.

Além disso, a fibra ajuda a reduzir os níveis de colesterol e regula a emissão de insulina e glicose no organismo, o que é uma boa notícia para os diabéticos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório