Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Doenças da mente. Sete sintomas de Parkinson que deve ter em atenção

Trata-se de uma doença bastante frequente e progressiva para a qual têm surgido novos tratamentos bastante promissores. Os elementos-chave que definem a Doença de Parkinson são a presença de tremores, rigidez do tronco e dos membros e lentidão dos movimentos.

Doenças da mente. Sete sintomas de Parkinson que deve ter em atenção
Notícias ao Minuto

15:30 - 20/05/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Parkinson

Estima-se que cerca de 20 mil portugueses sofram da doença de Parkinson. De acordo com informações disponibilizadas pela rede de hospitais privados CUF, registam-se por ano mais de 1800 novos casos e prevê-se que, com o aumento da longevidade da população, esta doença aumente nos próximos 20anos, afetando cerca de 30 mil portugueses.

À escala mundial, estima-se que existam 7 a 10 milhões de pessoas vivem com esta doença.

A sua prevalência aumenta com a idade, sendo rara antes dos 50 anos, e é mais comum nos homens do que nas mulheres. Ainda assim, em 5% dos casos a Doença de Parkinson surge antes dos 40 anos.

Qual a causa de Doença de Parkinson?

Esta doença resulta da redução dos níveis de uma substância que funciona como um mensageiro químico cerebral nos centros que comandam os movimentos. Essa substância é a dopamina. Os níveis de dopamina reduzem-se como consequência da morte das células cerebrais que a produzem. Para que os sintomas de Parkinson se manifestem, é necessária a morte de 70 a 80% dessas células.

Todavia, a comunidade médica ainda não conseguiu apurar qual é o motivo dessas células morrerem e porque razão umas pessoas desenvolvem esta doença e outras não.

Outros factores que contribuem são a história familiar, a exposição a pesticidas ou toxinas industriais e o próprio envelhecimento, de acordo com a CUF. 

Os sintomas

- Uma vez que a dopamina controla a actividade muscular, os sintomas desta doença relacionam-se essencialmente com os movimentos. Para lá dos tremores, rigidez e lentidão de movimentos já referidos, existem outros sintomas que se traduzem no sono, no pensamento, na fala e no estado de espírito dos pacientes.

- A manifestação inicial da Doença de Parkinson é, de um modo geral, um tremor ligeiro numa mão, braço ou perna que ocorre quando a extremidade afetada está em repouso mas que pode aumentar em momentos de maior tensão. Como regra, o tremor melhora quando o paciente move voluntariamente a extremidade afetada e pode desaparecer durante o sono.

- À medida que a doença progride, o tremor torna-se mais difuso e pode afectar as extremidades de ambos os lados do corpo.

- Quando os músculos da face são afectados, a expressão pode ficar apagada e, no caso de outros músculos, o doente pode ser incapaz de cuidar de si próprio.

- A depressão ou ansiedade são frequentes nos pacientes com Parkinson, bem como as perturbações da memória.

- Podem ainda ocorrer dificuldades visuais, incontinência urinária e alterações na sexualidade, cãibras, dificuldades de mastigação e deglutição, bem como aumento da sudação.

- A instabilidade postural e as dificuldades na marcha tornam a doença de Parkinson bastante incapacitante, dificultando o sentar-se e o levantar-se e obrigando a uma marcha com pequenos passos, arrastados e sem o normal movimento pendular dos braços.

Tratamento para a Doença de Parkinson

Embora não exista cura, os sintomas podem ser controlados através de diversos tipos de medicamentos.

Esses medicamentos estimulam a libertação de dopamina, desde que ainda existam células cerebrais produtoras de dopamina. Quando tal não é possível, recorre-se a outro tipo de medicamentos, como a levodopa que depois é convertida em dopamina a nível cerebral.

A escolha do tratamento adequado para a Doença de Parkinson dependerá, portanto, da fase da doença. Alguns estudos referem o interesse da utilização de alguns anti-oxidantes e suplementos contendo vitamina E e C. É essencial que a utilização dessas outras substâncias seja sempre feita com conhecimento e concordância do médico.

São igualmente importantes medidas como a prática regular de exercício físico e uma dieta equilibrada que permitem oferecer melhor qualidade vida e melhorar o controlo corporal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório