Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Seis coisas que acontecem com o seu corpo se não dormir por uma semana

Sabemos que, quando não dormimos bem, nos sentimos cansados, lentos e com dificuldade de concentração no dia seguinte. Também costumamos observar uma queda significativa na nossa produtividade.

Seis coisas que acontecem com o seu corpo se não dormir por uma semana
Notícias ao Minuto

21:00 - 17/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Insónias

Entretanto, não dormir o suficiente pode causar vários outros efeitos em nosso organismo que podem prejudicar seriamente a nossa saúde.

Eis o que aconteceria ao seu corpo se não dormisse durante uma semana:

1. Aumento de sensações semelhantes às da esquizofrenia

Sensibilidade à luz, ao brilho e às cores, senso distorcido de tempo e perceção corporal alterada são sintomas típicos de quem sofre de esquizofrenia e que podem aparecer com apenas 24 horas de privação de sono.

2. Distorção no pensamento de ordem superior

Esse é o tipo de pensamento mais estruturado, extremamente rico e organizado, além de altamente inquisidor. Quando este processo se torna distorcido, a sua própria forma de raciocinar muda.

3. Irregularidade emocional

Torna-se também significativamente mais complicado controlar as emoções quando está privado de sono. Pode ter oscilações de humor súbitas, ou alternar entre choro, euforia e desespero.

4. Problemas físicos

Expor o corpo a longos períodos de privação de sono amplia consideravelmente o risco de doenças como hipertensão, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e diabetes.

5. Desordem hormonal

As noites de sono também são fundamentais para o controlo hormonal do corpo. Se deixar de dormir por um longo período, muitas das suas hormonas ficarão descontroladas, o que por sua vez também pode resultar no desenvolvimento de doenças debilitantes.

6. Fraqueza imunitária

O corpo necessita que durma, pois é nesse período que o sistema imunitário fica mais ativo e capaz de combater qualquer problema. Ficar sem dormir pode fazer com que acumule, no cérebro e no sangue, toxinas que acarretam inúmeros riscos para a sua saúde.

Mas se pelo contrário lhe custa sair da cama, descubra se sofre de clinomania.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório