Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Cancro ou ansiedade? As seis principais causas de dor de barriga

A dor de barriga é, normalmente, causada pela diarreia, que acontece devido ao aumento da atividade intestinal e da necessidade de evacuar.

Cancro ou ansiedade? As seis principais causas de dor de barriga
Notícias ao Minuto

07:00 - 16/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mal estar

Este problema, geralmente, é provocado por infeções por vírus ou bactérias, mas, também, por outras condições que causam irritação do intestino, como ingestão de bebidas alcoólicas, intolerâncias alimentares e alguns medicamentos, como antibióticos.

A dor debilitante pode estar associada a outros sintomas como enjoo, vómitos ou febre e, normalmente, dura entre três a sete dias, podendo ser tratada em casa, com repouso, hidratação e remédios para alívio dos sintomas.

As principais causas de dor de barriga são:

1. Infeções do intestino

As infeções causadas por vírus, algumas bactérias, vermes e amebas provocam a inflamação do intestino e, geralmente, causam dor de barriga que é acompanhada por muitos sintomas. Estas infeções, geralmente, acontecem após viagens, devido a exposição a novos micro-organismos, ou por comer alimentos mal conservados em restaurantes.

2. Uso de medicação

Remédios laxantes e alguns medicamentos, como, antibióticos, procinéticos, anti-inflamatórios e metformina, por exemplo, podem acelerar o movimentos dos intestinos ou diminuir a absorção de líquidos, facilitando o surgimento da dor e da diarreia.

3. Alergia ou intolerância a alimentos

A alergia a alimentos como proteína do leite, ovo, glúten ou intolerância à lactose, por exemplo, causam dor abdominal e produção de gases por serem irritativos ao intestino, que passa a ter dificuldade na absorção dos alimentos. O consumo de bebidas alcoólicas também pode causar diarreia em algumas pessoas.

4. Doenças inflamatórias intestinais

Doenças que causam inflamação do intestino, como doença de Crohn e retocolite ulcerativa, por exemplo, podem produzir uma intensa inflamação deste órgão, que pode apresentar lesões e ter dificuldade em realizar as suas funções.

5. Stress e ansiedade

Alterações do estado psicológico aumentam a quantidade de adrenalina e cortisol no sangue, acelerando a atividade do intestino, além de diminuir a capacidade de absorção de alimentos no intestino, podendo produzir dor e diarreia.

6. Cancro intestinal

O cancro no intestino pode causar dor de barriga por alterar o ritmo intestinal ou por provocar deformidades nas paredes daquele órgão. 

Quando ir médico

A dor de barriga pode vir acompanhada de sintomas que indicam gravidade, que geralmente são causados devido a infeções por bactérias, amebas e doenças inflamatórias mais fortes. Os sintomas são: 

- Diarreia que persiste por mais de cinco dias;

- Febre acima de 38,5ºC;

- Presença de hemorragias;

- Mais de 10 evacuações por dia.

Nestes casos, deve-se procurar um médico para avaliar o que se passa e prescrever possíveis tratamentos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório