Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Será que sabe mesmo com que frequência deve trocar os lençóis?

Está farto de dormir sozinho? Ora, os seus problemas chegaram ao fim… Isto porque se não trocar a roupa da cama uma vez por semana irá ter a companhia de milhares de bactérias, ácaros e fungos. Bons sonhos, ou não.

Será que sabe mesmo com que frequência deve trocar os lençóis?
Notícias ao Minuto

10:00 - 15/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Infestação de bactérias

De acordo com o microbiologista da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Philip Tierno, dormir com os mesmos lençóis durante mais de uma semana não só é pouco ou nada higiénico como pode provocar problemas para a saúde, contribuindo para o aparecimento de doenças e até de condições de pele.

A solução, segundo o especialista, é trocar fronhas e lençóis uma vez por semana – mas atenção – caso use pijama! Se esse não é o caso, pode e deve aumentar a frequência da lavagem da roupa de cama. O motivo está na vasta quantidade de células e no suor que o corpo humano produz por noite.

O ser humano passa pelo menos um terço da vida na cama e produz cerca de 98,5 litros de suor por ano, adicionalmente se o clima estiver húmido e quente, está criado o ambiente perfeito para a proliferação de ácaros e bactérias. Também podemos acrescentar nessa ‘festa’ de microrganismos outras excreções corporais, pólen, pó, poluição e mais substâncias com as quais entramos em contacto no dia a dia.

Todas essas substâncias acumulam-se durante a semana na cama e podem causar desde alergias, comichão, irritação de pele e até doenças. “Mesmo que não seja alérgico, pode desenvolver uma resposta alérgica à exposição de micróbios e outras substâncias”, alerta Tierno. A situação piora se o individuo estiver com alguma ferida ou irritação de pele, pois o local pode facilmente ser contaminado.

Além da roupa de cama, é importante também lavar almofadas, cobertores e edredons com frequência, de preferência com água quente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório