Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

O que precisamos de saber sobre as mutações genéticas BRCA e o cancro?

Campanha 'saBeR mais ContA' esclarece dúvidas sobre as mutações nos genes BRCA 1 e BRCA 2 e a relação com o cancro.

O que precisamos de saber sobre as mutações genéticas BRCA e o cancro?
Notícias ao Minuto

19:00 - 14/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Tumores

O que são as mutações genéticas BRCA? Qual a sua relação com o cancro, em particular com o cancro do ovário e mama? O que é o teste genético e quem deve fazê-lo? Estas e outras questões serão respondidas, no próximo dia 17 de maio, no Auditório do IPO de Coimbra, por um painel de especialistas, às 15 horas, na sessão de esclarecimento 'As mutações genéticas BRCA e o cancro', uma iniciativa integrada na campanha 'saBeR mais ContA', lançada no passado dia 8 de maio, Dia Mundial do Cancro do Ovário, pela Evita, Liga Portuguesa Contra o Cancro, pelas Sociedades de Genética Humana, Ginecologia, Senologia e Oncologia e AstraZeneca.

Cerca de 44% das mulheres portadoras de mutações patogénicas no gene BRCA1 e cerca de 17% das portadoras de mutações patogénicas no gene BRCA2 vão desenvolver cancro do ovário até aos 80 anos[. No cancro da mama,  o cenário é idêntico, com cerca de 72% das mulheres portadoras de mutações patogénicas no gene BRCA1 e cerca de 69% das mulheres portadoras de mutações patogénicas no gene BRCA2 a desenvolverem este tumar até aos 80 anos.

Como podem ser identificadas as mulheres portadoras destas mutações, antes ou durante a doença? Que tipo de respostas podem ser conseguidas através desta identificação? Como encarar a mutação enquanto doente e enquanto portadora saudável? Também estas questões serão esclarecidas nesta sessão que, para além de especialistas das Sociedades de Genética Humana, Ginecologia e Senologia, contará com a presença de um representante da Evita e da LPCC e ainda de um testemunho, numa conversa moderada por Adelaide de Sousa e que pretende ajudar doentes e familiares a perceberem o que são as mutações nos genes BRCA 1 e BRCA 2 e as suas implicações, esclarecendo as suas dúvidas. As inscrições são gratuitas, podendo ser feitas para o e-mail: [email protected]

Esta sessão acontece também no IPO do Porto, a 30 de maio, e em Lisboa, no mês de outubro em data e local a anunciar. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório