Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Casos de diabetes mellitus tipo 1 estão a aumentar

Reunião temática abre discussão na área da diabetologia.

Casos de diabetes mellitus tipo 1 estão a aumentar
Notícias ao Minuto

20:00 - 08/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Epidemia

O Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) vai realizar, este sábado, no Hotel Solverde, em Espinho, a sua 6ª Reunião Temática. Esta iniciativa terá como tema principal a diabetes mellitus Tipo 1.

“Perto de 1 milhão de portugueses têm diabetes, segundo o Observatório da Diabetes em Portugal, sendo que 500 mil pessoas ainda não o sabem. Apesar de a diabetes mellitus tipo 1 ser menos frequente que o tipo 2, o número de casos tem vindo a aumentar, o que torna cada vez mais relevante a promoção da discussão de temáticas associadas à doença junto da comunidade médica”, explica Estevão Pape, internista e coordenador do NEDM.

Desta forma, acrescenta, “o NEDM vai organizar uma reunião dirigida a médicos da especialidade de Medicina Interna e outros profissionais de saúde, onde serão debatidos temas como a deteção precoce e a prevenção da diabetes mellitus tipo 1, a insulinoterapia, bem como os desafios futuros para o tratamento da doença, quer no que respeita ao surgimento de novas tecnologias, quer em relação aos emergentes métodos de monitorização da glicemia”.

A diabetes é uma doença crónica que se carateriza pelo aumento dos níveis de glicemia (açúcar no sangue), que provoca a deterioração dos vasos sanguíneos. No caso da diabetes mellitus tipo 1, considerada uma doença autoimune, o pâncreas deixa de produzir insulina, a hormona responsável pelo controlo do açúcar no sangue, ou então não consegue produzir as quantidades necessárias. As consequências desta doença são diversas, respetivamente o maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como o enfarte agudo do miocárdio, angina de peito, insuficiência renal ou cegueira.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório