Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Tic-tac. Bastam 20 minutos por dia para reduzir risco de enfarte

Um novo estudo afirma que basta praticar entre 20 a 40 minutos de atividade física por dia para diminuir o risco de ataque cardíaco e de doenças cardiovasculares.

Tic-tac. Bastam 20 minutos por dia para reduzir risco de enfarte
Notícias ao Minuto

21:23 - 07/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bomba

A pesquisa publicada no Jornal do Colégio Americano de Cardiologia indica que, com a prática apenas de 20 a 40 minutos por dia de alguma atividade física, é possível eliminar grande parte dos riscos de saúde associados a estar muito tempo sentado na mesma posição.

O estudo contou com a participação cerca de 150 mil australianos de meia-idade, com cerca de 50 anos.

Os investigadores apuraram que as pessoas que não realizavam nenhum tipo de atividade física regular e que permaneciam sentadas por mais de oito horas por dia, possuem cerca de duas vezes mais chances de falecerem por doenças ligadas ao coração do que pessoas que fazem pelo menos uma hora de atividade física por dia e ficam sentadas por, no máximo, quatro horas.

Porém, apenas permanecer menos tempo sentado não basta: pessoas que realizavam menos de 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de atividade física por semana e se sentavam cerca de 4 horas por dia ainda apresentavam 44%-60% de risco de morrer por problemas cardiovasculares, comparativamente ao grupo citado acima.

Trocar a ação de ficar uma hora sentado por desportos como natação, aeróbicos e ténis, revelou benefícios para a saúde extremamente significativos, nomeadamente representando um risco 64% menor de morte por doença cardiovascular.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório