Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Qual é a idade certa para casar? A ciência responde

Segundo estudo, casais que se optam por casar entre os 28 e 32 anos têm um risco menor de se divorciarem (pelo menos nos cinco primeiros anos de união).

Qual é a idade certa para casar? A ciência responde
Notícias ao Minuto

08:00 - 12/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Casamento

Será que existe alguma fórmula para determinar a idade ideal para dar o nó? Um estudo conduzido  pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, sugere que casais que se casam entre os 28 e 32 anos de idade têm poucas chances de se divorciar, pelos menos nos primeiros cinco anos de união.

Para efeitos daquela pesquisa, o sociólogo e líder do estudo, Nick Wolfinger, analisou dados de 2006 a 2010 e 2011 a 2013 da Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar norte-americana. Examinando detalhadamente os números, percebeu que a probabilidade de uma separação nessa faixa etária é a mais baixa. Porém, após os 32 anos, o risco de divórcio aumenta cerca de 5% a cada anos.

O estudo explica as razões pelas quais não é bom optar pelo matrimónio nem muito cedo, nem muito tarde. Primeiro, a maturidade, já que pessoas têm idade suficiente para entender se realmente querem compartilhar a vida com alguém ou se apenas estão a ser ‘controladas’ pelas hormonas ou pelo desejo sexual.

Em segundo lugar, quem está nessa faixa etária, geralmente, já fez as suas escolhas de vida, carreira e assumiu algumas responsabilidades. Além disso, já tem a vida financeira estabilizada o suficiente para contemplar e apoiar seu cônjuge no que for preciso.

+ Conheça o significado de todas as bodas de casamento.

Por outro lado, estes indivíduos também não são tão velhos, que os seus hábitos estejam tão consolidados e não possam fazer pequenos ajustes no estilo de vida, que o casamento requer. Mais ainda, provavelmente, não têm ex-maridos e mulheres e filhos de outras relações para dividir o tempo e recursos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório