Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Dose letal. Comprimidos para insónias vendidos em Portugal estão a matar

Os fármacos em questão são vendidos em Portugal.

Dose letal. Comprimidos para insónias vendidos em Portugal estão a matar

A agência governamental denominada de Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) alerta que muitos indivíduos estão acidentalmente a matar-se ao tomarem fármacos para tratar insónias.

As autoridades de saúde norte-americanas, após terem realizado uma meta-análise, que teve como base dezenas de estudos, exigem que os fabricantes coloquem avisos em certos medicamentos que exigem prescrição médica.

Estes fármacos incluem eszopiclone, zaleplon e zolpidem, que são por sua vez vendidos ao abrigo de várias marcas da indústria farmacêutica – e que são comummente prescritos em Portugal.

De acordo com a FDA muitos indivíduos que tomam essa medicação reportaram experienciar sonambulismo, conduzir enquanto dormem e participar em outras atividades mesmo estando inconscientes.

Dos 66 casos reportados, 20 mostraram ser fatais e incluíram quedas, afogamentos, acidentes de automóvel e envenenamento por dióxido de carbono.

Outros incidentes graves incluíram hemorragias no cérebro, ou fraturas na coluna e bacia como consequência de quedas.

Inúmeras pessoas terão também acidentalmente sofrido overdoses, desenvolvido hipertermia, provocado queimaduras em si próprias e tentado pôr fim à própria vida.

Ned Sharpless, porta-voz da FDA, disse num comunicado: “Estes incidentes são raros, mas a verdade é que são extremamente sérios e é importante que os pacientes e os profissionais de saúde estejam a par dos riscos”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório