Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Afinal, por que me sinto cansado mesmo após dormir muitas horas?

Alterar alguns hábitos do dia a dia poderá fazer com que acorde com mais energia.

Afinal, por que me sinto cansado mesmo após dormir muitas horas?

Dorme as sete ou oito horas por noite recomendadas e mesmo assim acorda de manhã a sentir-se extremamente cansado? De acordo com a ciência, existem diversos hábitos corriqueiros do quotidiano que podem estar a atrapalhar o descanso do corpo e mente .

Segundo um vídeo do AsapSCIENCE, um dos fatores cruciais para ter mais energia consiste em praticar atividades físicas. Estudos mostram que praticar exercício apenas algumas vezes por semana é suficiente para ter um sono melhor, o que resulta numa maior disposição durante o dia.

O café, chá ou bebidas energéticas com cafeína que consome durante o dia também afetam o descanso. Ingerir cafeína até seis horas antes ir dormir atrapalha o sono. Isso ocorre porque a substância bloqueia a adenosina, um neurotransmissor que se acumula no cérebro ao longo do dia, deixando-nos sonolentos à noite.

Conheça também a endometriose, a doença que "não" existe.

Adicionalmente existem condições e doenças que afetam o descanso. Problemas de saúde mental, como transtornos de ansiedade, estão associados à fadiga, além de resultarem em altos níveis de stress e preocupação. A depressão também impacta na qualidade do sono, provocando insónias em alguns casos.

Outros problemas também podem causar cansaço excessivo, como falta de ferro no organismo, problemas da tiroide e diabetes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório