Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cimeira de Cascais promove compromisso por agenda de valor em saúde

Iniciativa acontece dia 10 de maio, sexta-feira, a partir das 16h00 na Universidade Nova de Lisboa, no seu Campus de Carcavelos

Cimeira de Cascais promove compromisso por agenda de valor em saúde

Promover a saúde baseada em valor (em inglês, value-based health care) no sistema de saúde português, e garantir que, em 2021, um número muito significativo de prestadores e financiadores da saúde venha a praticar esta abordagem são os objetivos da 'Cimeira de Cascais' através da assinatura de um Compromisso Nacional por uma Agenda de Valor em Saúde em Portugal. A iniciativa da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa acontece no dia 10 de maio na Nova School of Business and Economics, em Carcavelos. 

Numa altura em que muito se discutem o acesso e a equidade dos cuidados de saúde, a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e o papel central que o cidadão deve ocupar no sistema, muitas questões se levantam: Terá algum sentido continuar a financiar a saúde apenas com base no número de atos prestados ou, em vez disso, não será melhor passar a financiar a saúde com base no valor que os atos prestados acrescentam efetivamente aos doentes e ao próprio SNS? Podendo o doente escolher em que hospital deseja ser tratado, como poderá ele saber que hospital dará melhor resposta ao seu problema de saúde? O que sabe o sistema de saúde português sobre a qualidade de vida dos doentes após terem recebido alta hospitalar?

Para dar resposta a estas e outras questões, a Universidade Nova de Lisboa desafiou os atores da saúde em Portugal para a assinatura do Compromisso Nacional por uma Agenda de Valor em Saúde em Portugal. O objetivo é levar os principais prestadores de saúde em Portugal a implementar, até 2021, um modelo de prestação de cuidados de saúde baseado no valor que acrescentam.

É uma forma de colocar os doentes no coração do sistema, organizando os cuidados em torno das suas necessidades e atendendo aos resultados de saúde que têm importância para os doentes. De acordo com João Marques Gomes, Chair da NOVAsaúde | Value Improvement in Health and Care, “A saúde baseada em valor interessa a todos os atores do setor da saúde – cidadãos, quer estejam doentes ou não, prestadores, gestores, indústrias farmacêutica e dos dispositivos médicos, e pagadores, sejam eles o SNS ou pagadores privados. Ao permitir benchmarking, facilitará a tomada de decisões informadas por parte de todos”.

Com a Cimeira de Cascais e a assinatura do Compromisso Nacional por uma Agenda de Valor em Saúde em Portugal, a Universidade Nova quer fazer do value-based health care uma realidade nacional com ganhos para a saúde de todos, para a sustentabilidade do SNS, e para a sustentabilidade de todo o sistema nacional de saúde português.

Para mais informação consulte o site do evento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório