Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Três truques para escolher os sonhos enquanto dorme

Enquanto dormimos, a mente humana perde-se num mundo alternativo e fantástico. O que de dia seria impossível fazer, de noite, durante o sono, é possível experimentar – não há limites e tudo é possível.

Três truques para escolher os sonhos enquanto dorme
Notícias ao Minuto

11:30 - 03/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Bons sonhos

Contudo a maioria dos indivíduos não tem consciência de que está a sonhar, o que significa que não é capaz de controlar o que acontece nos sonhos. Ainda assim, há um número limitado de pessoas que têm esse ‘superpoder’ - denominados de sonhadores lúcidos.

Estas pessoas conseguem decidir os acontecimentos que experienciam durante os sonhos. Seja o que for: voar, respirar debaixo de água, visitar lugares exóticos e até ‘outros mundos’.

Os sonhos lúcidos também têm uma finalidade prática, se os utilizarmos para tratar transtornos relacionados a pesadelos recorrentes.

Alguns artistas asseguram que os sonhos estimulam a criatividade, o que também foi comprovado por um estudo da Universidade de Lincoln, no Reino Unido.

Há até atletas profissionais que usam sonhos para praticar acrobacias e movimentos, já que imaginar os movimentos ajuda a colocá-los em prática com uma maior perfeição. Os sonhos também podem ajudar na preparação psicológica para eventos importantes.

Mas controlar os sonhos requer, primeiro, dominar a arte de estar consciente do que está a sonhar.

Tradicionalmente, para alcançar isso, são sugeridas práticas como meditar frequentemente, recitar frases antes de dormir (por exemplo: ‘Tenho controlo sob a minha mente e os meus sonhos’), anotar diariamente os sonhos de que se lembra, para poder identificar se são recorrentes ou acordar durante a fase de movimentos oculares rápidos (o chamado sono REM), o que ocorre cerca de 90 minutos depois de adormecer.

O objetivo é estar mais consciente quando voltar a dormir.

Adicionalmente, pesquisas científicas conseguiram desenvolver três técnicas específicas - e relativamente simples - para alcançar sonhos lúcidos.

1. Prova de realidade

Durante o dia, pergunte reiteradamente a si mesmo: ‘Estou a dormir?’. E procure por indícios de algo que possa parecer estranho ou fora de contexto.

Se fizer isso com frequência, perceberá que será capaz de fazer esse questionamento da realidade quando estiver a dormir, e no meio de um sonho.

Dessa forma, aos poucos, poderá distinguir quando estiver a sonhar. Uma versão popular desse truque consiste em reler um texto escrito. Se perceber que as palavras se transformam perante os seus olhos, está a sonhar.

Outra sugestão é fechar os lábios e tentar respirar pela boca. Se conseguir ‘respirar pela boca’ - sentir o ar a entrar - mesmo estando com boca fechada, tal é um indício de que está a sonhar.

2. Mantras

A ideia é repetir uma intenção ao deitar-se, como recitar como um mantra a frase: ‘da próxima vez que sonhar, irei recordar-me do que sonhei’.

Logo, irá conseguir imaginar vividamente como seria estar consciente durante o sono. Se conseguir reter esse pensamento até adormecer, aumentará a probabilidade de ter um sonho lúcido.

3. Sonho interrompido

Esta técnica fará com que desperte durante a fase REM do sono. Mas a sugestão é interromper o sono apenas no final da noite, não na primeira hora e meia após adormecer.

O truque é colocar um alarme para que toque mais cedo que o habitual. Isso porque os sonhos tornam-se mais frequentes ao longo da noite.

É preciso acordar e logo de seguida voltar a dormir, mas não sem antes reiterar a intenção de estar consciente durante o sono.

Com prática e perseverança, a sua mente poderá levá-lo ao lugar que pretende. O único limite é a sua própria imaginação.

Bons sonhos!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório