Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Esta bebida “aumenta risco de ataque cardíaco, 90 minutos após consumo"

Consumir apenas uma bebida energética pode provocar o estreitamento das artérias, alertam os especialistas.

Esta bebida “aumenta risco de ataque cardíaco, 90 minutos após consumo"

Uma equipa de investigadores apurou que ingerir somente uma bebida energética – como Red Bull ou Monster – contribui significativamente para o estreitamento das artérias, e que esse efeito é notório 90 minutos após o seu consumo.

Os novos achados ecoam estudos anteriores, que já haviam alertado para que sobretudo os jovens se privassem de ingerir essas bebidas.

A equipa de cientistas norte-americanos liderada pelo professor John Higgins, da Universidade do Texas Houston, disse em declarações ao jornal britânico The Sun: “À medida que as bebidas energéticas se estão a tornar cada vez mais populares, é extremamente relevante estudar a fundo os efeitos que estes produtos têm naqueles que as ingerem com frequência”.

Higgins e os cientistas envolvidos na pesquisa acreditam que é a combinação de determinados ingredientes das bebidas energéticas que está a danificar as artérias responsáveis por bombear o sangue até ao coração – o que por sua vez pode provocar enfartes e ataques cardíacos fulminantes.

Entre os compostos presentes os investigadores salientaram a cafeína, taurina e açúcar, assim como certos ingredientes à base de plantas.

Níveis perigosos

Tipicamente as bebidas energéticas contêm 80 miligramas de cafeína por 100 mililitros – o que equivale a cerca de três latas de coca-cola ou a um café expresso, alerta a Agência de Normas Alimentares norte-americana.

Adicionalmente, estas bebidas contêm ainda níveis extremamente elevados de açúcar e são vendidas em latas de 500 mililitros.

As experiências conduzidas demonstraram que apenas uma hora e meia após o seu consumo ocorria o estreitamento das artérias dos indivíduos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório