Um estudo recente aponta que é possível garantir a satisfação sexual de uma maneira muito simples: através da comunicação. Sim, diversos especialistas afirmam que conversar antes e depois do sexo ajuda a entender as expetativas e frustrações do outro. Igualmente a nova pesquisa aponta que a comunicação durante o sexo é outra maneira imprescindível de manter uma vida sexual satisfatória.
A ideia de conversar durante o sexo pode parecer estranha ou até mesmo desconfortável para alguns. Mas, neste caso, os investigadores afirmam que o tipo de comunicação está dependente da escolha do indivíduo, podendo ser comunicação verbal, dizendo ao parceiro o que quer que ele; ou não verbal, conduzindo o companheiro ao lugar no qual deveria dedicar-se mais ou mostrar na prática como quer que algo seja feito.
O estudo, publicado no periódico científico Sex & Marital Therapy, aponta ainda que essa técnica melhora não apenas o sexo como interfere positivamente no relacionamento. Segundo a equipa, os resultados podem significar novas formas de realizar a comunicação sexual, além de proporcionar novas intervenções para aqueles que frequentam terapia de casal como método capaz de aprimorar a relação dentro e fora do quarto.
Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores analisaram a vida sexual de 398 indivíduos, observando que tipo de comunicação (verbal e/ou não-verbal) obtinha um maior efeito na satisfação sexual das pessoas.