Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Leite, ossos e mais seis alimentos proibidos para gatos

Muitos donos de gatos agradam os seus animais de estimação com pedaços de comida humana. Mas saiba que esses petiscos podem fazer mal ao seu bichano. Atenção.

Leite, ossos e mais seis alimentos proibidos para gatos
Notícias ao Minuto

07:00 - 02/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Felinos

Alguns alimentos inofensivos para o homem são tóxicos e até fatais para os felinos. Anemia, lesões intestinais e doenças renais são algumas das complicações causadas por alimentos como cebola, leite e ossos, como alerta a marca de produtos de animais de estimação Royal Canin.

A ração, seca ou húmida, é a melhor opção para o regime alimentar do gato. Alimentos ingeridos por seres humanos dificilmente oferecem todos os nutrientes que o felino necessita, como a taurina, aminoácido essencial para a ótima saúde cardiovascular do bichano. 

Eis a lista de alimentos proibidos:

1 – Alimentos temperados com alho e cebola

O alho e a cebola são alimentos altamente tóxicos para os gatos. São ingredientes que possuem, respetivamente, dissulfeto de alipropila e alicina, substâncias que provocam anemia nos felinos. 

2 – Ossos

Ao roer ossos, gatos podem sofrer lesões nas mucosas do trato gastrintestinal, inclusive perfurações. O osso é um alimento mineral que eleva a concentração de sais minerais, como o cálcio, na urina.

3 – Gordura animal

A gordura animal é altamente calórica e, por isso, favorece a obesidade, problema que afeta muitos bichanos. Além disso, pode causar vómitos e diarreia. Em excesso, leva à pancreatite, um distúrbio gastrointestinal.

4 – Uvas

Se ingeridas em grandes quantidade, podem causar algum tipo de lesão renal aguda nos felinos. 

5 – Azeitonas

O sódio presente na conserva da azeitona é perigoso sobretudo para os animais hipertensos e portadores de doenças renais crónicas.

6- Leite

O gato, mesmo filhote, pode reações gastrintestinais decorrentes da ingestão de leite. Em adultos, o leite pode desencadear diarreia e vómitos, e, por ser rico em cálcio, contribuir para a formação de cálculos renais. Os gatos bebés, desde o nascimento até o desmame, deve ingerir apenas o leite materno.

7 – Pão

Para os humanos, os hidratos de carbono, presentes em alimentos como pão, massa e arroz, são um nutriente que fornece energia ao organismo. Já para os felinos esse nutriente é dispensável. Os bichanos obtêm energia por meio de um processo chamado neoglicogénese, que consiste na formação de aminoácidos a partir da quebra de moléculas de proteína. Dar alimentos ricos em carboidratos aos gatos favorece apenas a obesidade.

8 – Café

O café estimula o sistema nervoso central tanto dos humanos, quanto dos gatos. A bebida acelera o metabolismo podendo dessa forma causar taquicardia em felinos que sofram de hipertensão. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório