Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

O leitor perguntou: A depilação a laser provoca cancro?

A depilação laser é cada vez mais popular tanto entre as mulheres como entre os homens - mas, será que apresenta riscos para a saúde?

O leitor perguntou: A depilação a laser provoca cancro?
Notícias ao Minuto

06:00 - 02/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

A grande procura pelo método ocorre pelo facto de ser eficaz e reduzir até 90% dos pelos existentes na região onde o laser é aplicado. Isso acontece se for realizada a quantidade de sessões ideal.

Todavia, este procedimento recorre a radiação e deixa muitas pessoas reticentes quanto aos seus perigos para a saúde.

Mas, será que provoca cancro?

Não. Existe uma enorme confusão entre o a luz do laser da depilação e a luz do laser ultravioleta, que pode ser prejudicial. Muitas pessoas têm em mente que realizar esse procedimento frequentemente contribui para o aparecimento de cancro da pele. Porém, tal é errado. O laser tem a função de agir no pelo, mais precisamente na melanina do pelo, portanto, não pode provocar a formação de tumores, pois não causa nenhuma mudança no ADN das células. 

De acordo com a dermatologista Whitney Bowe, em entrevista para o canal norte-americano Fox News, ao contrário do que acontece com o raio-X e ressonância magnética (em que a radiação pode afetar o ADN), nos tratamentos a laser a radiação fica-se pela pele, não passando para o organismo. “Estes lasers não causam danos nem mutações no ADN”, diz a especialista.

A ideia é também defendida pelo oncologista Konstantin Zakashansky, que destaca que “a luz utilizada não penetra além das profundezas do folículo pilosos e os órgãos internos não são, de forma alguma, afetados”.

Vermelhidão, cicatrizes e irritações são as consequências mais comuns deste tipo de tratamento, mas todas pouco ou nada prejudiciais à saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório