Está a amamentar? Então evite estes cinco alimentos

Em princípio, a mulher que amamenta não necessita de restringir nenhum alimento e deve manter uma dieta equilibrada e saudável. Todavia, assim como medicamentos, drogas e toxinas podem passar para o bebé através do leite, o mesmo acontece com os componentes da alimentação materna.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
26/04/2019 20:00 ‧ 26/04/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Mulheres

Cada criança é única, e existe sempre a possibilidade da criança apresentar alguma sensibilidade aos componentes de um determinado alimento.

Eis alguns alimentos que podem afetar o leite materno:

Chocolate: A maioria das mães pode comer chocolate com moderação, mas devem sempre ficar atentas para possíveis efeitos negativos no comportamento do bebé. O chocolate contém teobromina, substância que pode provocar irritabilidade e diarreia na criança.

Café, chá e refrigerantes: O café, chá, e refrigerantes tipo cola em quantidade excessiva podem causar irritabilidade e provocar um padrão deficiente de sono.

Leite e derivados: o bebé pode apresentar tanto intolerância à lactose como alergia à proteína do leite de vaca e seus derivados.

A mãe ao consumir laticínios passa pelo leite proteínas que podem causar alergias na criança, pois o seu sistema digestivo não é capaz de digerir as proteínas e seu sistema imunitário entende que essa proteína é um agressor ao organismo.

O bebé pode apresentar sangue nas fezes, diarreia, cólicas, assaduras e choro intenso.

Oleaginosas: Algumas crianças desenvolvem hipersensibilidades ou alergias a oleaginosas consumidas pela mãe. O grupo das oleaginosas é formado por nozes, castanhas, amêndoas, amendoins, avelãs, pistácios entre outros.

Bebidas alcoólicas: enquanto que os efeitos nocivos do consumo de álcool durante a gestação estão bem estabelecidos, as consequências durante o período da amamentação ainda não foram estudadas a fundo. Todavia, a comunidade médica e científica crê que o consumo de bebidas alcoólicas pode reduzir a produção de leite; o etanol passa para o leite materno nas mesmas concentrações presentes no sangue da mãe e quando comparados aos adultos, o recém nascidos tem a metade da capacidade de metabolizar, ou seja, eliminar o etanol de seu corpo. Como não existem recomendações especiais para mães que amamentam, é bom evitar qualquer tipo de bebida alcoólica durante esta fase de extrema importância para a saúde do bebé.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas