Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tem acne? Evite estes cinco alimentos a todo o custo

A acne adulta é um dos problemas mais comuns de pele. A condição caracteriza-se pela obstrução dos poros por oleosidade ou células mortas e para além de afetar os adolescentes também é muito frequente em adultos, tanto homens quanto mulheres.

Tem acne? Evite estes cinco alimentos a todo o custo
Notícias ao Minuto

14:30 - 26/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Rosto

Segundo os dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), estima-se que cerca de 56,4% da população adulta sofra de acne adulta. Para o investigador em cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, Lucas Portilho, as causas por trás do seu aparecimento são variadas.

“O que desencadeia, geralmente, pode ser a herança genética, alterações hormonais ou disfunções psicológicas. Mas o que ingerimos afeta o organismo como um todo, por isso a alimentação é um dos fatores de grande influência”, explica.

Cinco alimentos que devem ser evitados por favorecerem o surgimento de acne, segundo o especialista:

Pão, massa e bolachas

“Alimentos feitos com farinha branca são alguns dos principais causadores de quadros acneicos. Isto porque são ricos em carboidratos simples, que aumentam a produção de insulina — que, por sua vez, favorece a produção de hormonas capazes de fazer a pele segregar óleo e sebo pelos poros em excesso”.

Fritos

“Alimentos gordurosos no geral favorecem muito o surgimento da acne, porque estimulam a produção de gordura nas glândulas sebáceas. Além disso, uma dieta mais gordurosa também aumenta a intensidade das inflamações na pele e vermelhidão”.

Leite e derivados

“Alimentos derivados do leite também estão relacionados com o aparecimento da acne, já que o leite é altamente composto por hormonas que aumentam a oleosidade das glândulas sebáceas, favorecendo a ocorrência de inflamações”.

Chocolate

“Apesar de o cacau ser rico em nutrientes que estimulam o organismo a produzir endorfinas e serotonina, hormonas responsáveis pelas sensações de bem-estar, outros componentes presentes no chocolate, como açúcar e leite, são prejudiciais para a saúde da pele, já que estimulam a produção de óleo". 

Carne vermelha

“A carne vermelha conta com altas concentrações de ómega 6, substância com efeitos no organismo que favorecem a inflamação. Além disso, esse tipo de carne costuma apresentar muita gordura saturada, que também prejudica a pele”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório