Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Hospital da Bonecada volta para acabar com 'síndrome da bata branca'

O Hospital da Bonecada By Bayer está de volta para a sua 18ª edição. Entre os dias 25 de abril e 4 de maio, a Praça Central do Centro Colombo volta a receber esta iniciativa.

Hospital da Bonecada volta para acabar com 'síndrome da bata branca'
Notícias ao Minuto

16:15 - 23/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Crianças

Dedicado 'pequenos doutores', entre os 3 e os 10 anos, este 'Hospital do Faz de Conta' pretende familiarizar os mais novos com o ambiente do hospital, reduzindo o medo da 'bata branca' e os receios associados às idas ao hospital.

Para participarem, as crianças terão apenas que levar os seus 'melhores amigos bonecos' para serem tratados pelos 'doutores'. Ao chegarem ao hospital, os seus brinquedos preferidos vão ser recebidos por estudantes de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Radiologia, Medicina Dentária, Terapia da Fala, entre outras áreas de especialização, que assumem o papel de profissionais de saúde e explicam às crianças, de forma lúdica e pedagógica, as respetivas fases de tratamento dos bonecos.

Esta iniciativa tem como principal objetivo desmistificar os cuidados de saúde no hospital e familiarizar os mais pequenos com estes profissionais e com os vários procedimentos médicos, que muitas vezes dão origem ao 'síndrome da bata branca'.

O Hospital da Bonecada by Bayer é uma iniciativa levada a cabo pela Associação de Estudantes da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM) que conta já com a sua 18ª Edição. Esta iniciativa tem a participação dos cursos de Medicina da Nova Medical School (Universidade Nova de Lisboa), Medicina Dentária (Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz), Enfermagem (Universidade Católica), Ciências Farmacêuticas (Universidade Lusófona), Fisioterapia, Imagem Médica e Radioterapia, Nutrição e Dietética e Ortóptica (Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa - ESTSL), Terapia da Fala (Escola Superior de Saúde do Alcoitão) e Psicologia (Universidade de Lisboa).

Criado em 2001, o Hospital da Bonecada by Bayer é uma ação pioneira em Portugal que tomou como fonte de inspiração para a sua criação o Projeto 'Teddy Bear®', desenvolvido pela European Medical Students Association (EMSA).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório