Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sem desculpas! Tarefas domésticas mantêm o cérebro mais jovem

Estudo norte-americano afirma que atividades leves podem conservar o volume da massa cinzenta, o que por sua vez diminui a chance da perda de funções cerebrais.

Sem desculpas! Tarefas domésticas mantêm o cérebro mais jovem
Notícias ao Minuto

08:00 - 24/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Estudo

Atividades leves, como tarefas domésticas, ajudam a manter o cérebro jovem, aponta uma pesquisa coordenada por investigadores da Universidade de Boston.

O estudo publicado no periódico científico Jama Network Open, confirma o benefício de atividades leves e pequenos períodos de exercício físico — incluindo pequenas caminhadas a tarefas domésticas.

A médica Nicole Spartarno, coordenadora do estudo, disse ao jornal britânico The Guardian que a pesquisa não descartou o exercício vigoroso como algo importante para um envelhecimento saudável. “Só estamos cientificamente a acrescentar que a prática de atividades leves também é importante, especialmente para o cérebro”.

Para efeitos daquela pesquisa, Spartano e uma equipa de investigadores analisaram três dias de atividades de 2.354 norte-americanos de meia-idade. Adicionalmente, realizaram uma tomografia ao cérebro dos participantes para verificar o volume de massa cinzenta, medida ligada ao envelhecimento: depois dos 60, perde-se cerca de 0,2% da massa do cérebro por ano, e essa redução está associada a casos de demência.

O estudo verificou que cada hora a mais de atividades leves por dia equivale a um volume 0,22% maior de cérebro. E quem anda pelo menos 10 mil passos por dia tem 0,35% mais massa do que quem caminha menos de cinco mil passos diários.

Ao The Guardian, Emmanuel Stamatakis, professor da Universidade de Sidney que estuda os efeitos da atividades física, viu a pesquisa norte-americana com bons olhos. Mas o especialista afirmou que exercícios moderados ou vigorosos não têm efeito menor no cérebro do que as tarefas leves. Para a saúde cardiovascular, acrescentou, sabe-se que um minuto de atividade intensa é mais benéfico que um minuto de atividade leve.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório