Meteorologia

  • 25 MAIO 2019
Tempo
25º
MIN 21º MÁX 29º

Edição

Atenção. Os homens com este traço facial são mais infiéis

Homens com rostos ‘másculos’ apresentam uma maior probabilidade de serem infiéis, diz estudo.

Atenção. Os homens com este traço facial são mais infiéis
Notícias ao Minuto

08:12 - 25/04/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Relações perigosas

De acordo com uma nova pesquisa realizada por cientistas australianos e publicada no periódico científico na Royal Society Open Science, homens que traem as suas parceiras têm a sua infidelidade ‘pregada’ no rosto. Já as mulheres, não.

Tudo começou com uma pergunta. Os investigadores pretendiam saber o quão correspondente com a realidade eram as impressões das pessoas. Será que alguém que todos julgam infiel realmente trai?

Como tal, elaboraram um teste. Pediram a voluntários que julgassem 189 fotografias de homens e mulheres e classificassem de um a dez a probabilidade de que cada individuo fosse infiel. Anteriormente, as pessoas nas fotos já haviam relatado se traíam os seus parceiros e qual a probabilidade de isso vir a acontecer algum dia.

Os resultados mostraram que, no geral, homens e mulheres deram pontuações mais elevadas associadas à infidelidade às imagens de homens com traços específicos: testa larga e expressiva, mandíbulas bem definidas e lábios mais finos. Ou seja, fenótipos intimamente ligadas a rostos ‘másculos’.

E o mais curioso: a maioria dos homens julgados como infiéis haviam admitido realmente admitido cometer regularmente adultério.

Essa mesma correspondência não foi constatada no rosto das mulheres. Segundo os cientistas, tal pode estar relacionado a vários fatores, incluindo ao facto das mulheres ainda serem vistas socialmente como estando menos propensas a trair – ainda que as estatísticas de infidelidade digam que eles e elas não são assim tão diferentes.

Adicionalmente, os investigadores também consideraram a hipótese de que desconfiar de homens com rostos másculos poderia ter oferecido uma vantagem evolutiva: dessa forma as mulheres eram capazes de identificar um parceiro que não inspirava confiança.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório