Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Exercício físico durante toda a gravidez: Sim ou não?

O exercício físico deve fazer parte de uma rotina saudável em qualquer etapa da nossa vida e, durante a gravidez, desde que adequado à situação da mulher e do mês de gestação, traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente.

Exercício físico durante toda a gravidez: Sim ou não?
Notícias ao Minuto

18:00 - 22/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gestação

Até há bem pouco tempo, os especialistas defendiam que a mulher grávida devia evitar mexer-se e repousar de forma a proteger o seu feto. Porém, estudos científicos mais recentes concluem que o movimento e o exercício físico são fundamentais para a saúde da mãe e do bebé, contribuindo, por exemplo, para facilitar o parto e ajudar na recuperação pós-parto. 

O corpo da mulher grávida modifica-se de semana para semana e as necessidades musculares e articulares também. E isto acontece não só durante os 9 meses de gestação como também nos primeiros 6 meses após o parto.

Nesta fase, os objetivos não são obviamente perder peso, ganhar massa muscular ou melhorar o desempenho cardiovascular. No entanto, o exercício físico vai ajudar a mulher a não ganhar tanto peso, reduzindo o risco de desenvolver diabetes e outras doenças gestacionais, além de preparar os músculos posturais, aliviando as dores que se sentem durante a gestação. 

Um Personal Trainer com conhecimentos nesta área é fundamental para que o exercício físico vá de encontro às necessidades da mulher em cada mês da sua gravidez. Segundo o PT Gonçalo Santos, especializado em exercícios pré e pós parto, “devemos ter em conta as necessidades fisiológicas e biomecânicas da mulher em cada momento”.

Os exercícios devem basear-se no seguinte:

. mobilidade e flexibilidade, sobretudo, da bacia e da coluna,

. postura e fortalecimento muscular

. respiração. 

Caso não haja restrições da parte do médico, o exercício físico pode e deve fazer parte da rotina de uma grávida em todo o período dos 9 meses, com exercícios que se vão alterando a cada trimestre.

+ Conheça os 10 primeiros sintomas de gravidez.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório