O óleo de canabidiol é um composto químico não psicoativo encontrado na planta de canábis. É conhecido por não perturbar o sistema nervoso central porque não contém tetraidrocanabinol - a principal substância psicoactiva encontrada nas plantas do género de canábis.
Isso significa que produtos que contêm canabidiol, como óleos e extratos, não serão responsáveis por induzir mudanças de humor, como habitualmente se associa ao consumo de produtos estupefacientes.
Refere o Independent que os óleos de canabidiol são frequentemente utilizados como suplementos alimentares e são úteis para ajudar a aliviar a inflamação, a dor e reduzir a ansiedade. Contudo, refira-se, é escassa a evidência científica destes factos.
Várias marcas de beleza recorrem ao óleo de canabidiol para fazerem cremes, já que valorizam a suas supostas propriedades anti-inflamatórias. Alguns estudos indicam ainda que o canabidiol é um composto útil para aliviar a irritação, os sinais de envelhecimento e para reduzir a vermelhidão.
Recorde-se que, em Portugal, como deu conta a agência Lusa, o óleo de canabidiol foi retirado do mercado após a aprovação da lei da canábis medicinal. O alerta é do Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM).