Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Cheirar chocolate pode ajudá-lo a deixar de fumar. Entenda como

Um novo estudo sugere que cheirar odores agradáveis como chocolate, hortelã e maçã pode ajudar os fumadores a conseguirem abandonar de vez o vício.

Cheirar chocolate pode ajudá-lo a deixar de fumar. Entenda como
Notícias ao Minuto

07:10 - 22/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vícios

Desde mastigar pastilhas de nicotina à abstinência súbita e total, existem inúmeras táticas às quais os fumadores podem recorrer quando pretendem largar o vício.

E agora um novo estudo sugere que cheirar odores agradáveis como chocolate, hortelã e maçã pode ajudar os fumadores nesse intuito.

A equipa de investigadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, espera que os dados apurados possam ser utilizados para o desenvolvimento de terapias e fármacos mas eficazes para quem pretende deixar de fumar.

O médico e professor Michael Savette, que liderou o estudo disse em declarações à publicação The Conversation: “Apesar das elevadíssimas taxas de recaída, têm surgido novas técnicas com o intuito de servirem de auxilio para quem deseja abandonar o vício do tabaco e para atenuar a vontade e o impulso tantas vezes incontrolável de fumar”.

“Utilizar aromas agradáveis capazes de interferir na rotina do hábito de fumar é um método distinto e inovador de reduzir o desejo pelo tabaco, e até ao momento os nossos resultados são encorajadores”.

Saiba mais: Tabaco aquecido - Futuro otimista para o vício ou igualmente nocivo?

Durante o estudo, foi pedido a 232 fumadores que cheirassem e classificassem vários aromas considerados agradáveis, assim como outros odores pouco apelativos, tabaco da sua marca favorita e um odor neutro.

De seguida, os investigadores solicitaram aos participantes que acendessem um cigarro e o segurassem nas mãos, mas que não o fumassem.

Após 10 segundos, os participantes classificaram a vontade que sentiam de fumar numa escala de um a 100 antes de apagarem o dito cigarro.

Posteriormente, os participantes cheiraram ou um dos aromas que haviam classificado como sendo mais agradáveis, o odor do tabaco ou o odor neutro, antes de pontuarem a vontade que sentiam de fumar.

Os resultados revelaram que os indivíduos que haviam cheirado os aromas mais agradáveis apresentavam um menor desejo de fumar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório