Meteorologia

  • 20 NOVEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 16º

Edição

Dia Nacional da Reabilitação Respiratória: A vida dos doentes crónicos

Intervenção é fundamental para a melhoria do estado de saúde dos doentes crónicos respiratórios

Dia Nacional da Reabilitação Respiratória: A vida dos doentes crónicos

Dia 21 de abril assinala-se o Dia Nacional da Reabilitação Respiratória. A eficácia da reabilitação respiratória nos doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) está comprovada, no entanto, apenas 1% destes doentes em Portugal tem acesso a esta terapêutica.

A DPOC é uma doença pulmonar grave e bastante incapacitante que afeta 800 mil pessoas no nosso país e que é, atualmente, a terceira causa de morte no mundo. 3 em cada 4 pessoas com DPOC moderada têm capacidade limitada para desempenharem as suas rotinas diárias. Esta doença produz uma série de modificações que conduzem a uma progressiva alteração da qualidade de vida, sendo algumas tarefas quotidianas, como subir escadas ou tomar duche, impossíveis de concretizar para os doentes com DPOC.

Perante esta realidade, uma parte fundamental para a gestão da doença é a reabilitação respiratória, permitindo, esta terapêutica, reduzir os sintomas e melhorar a capacidade para participar nas atividades quotidianas.

As sessões de reabilitação respiratória podem, inclusivamente, decorrer no domicílio, com o acompanhamento e material devidos. Sendo a DPOC uma doença progressiva, esta terapia permite devolver alguma qualidade de vida aos doentes com o objetivo de recuperar ao máximo a sua capacidade funcional e promovendo a sua reintegração social e/ou profissional e minimizando os efeitos da doença e invalidez. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório