Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Endoenças iluminam margens do rio Douro

Os Municípios do Marco de Canaveses e Penafiel celebram esta quinta-feira, 18 de abril, a Semana Santa com a organização da Procissão das Endoenças.

Endoenças iluminam margens do rio Douro
Notícias ao Minuto

13:30 - 18/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Procissão

Este ritual realiza-se há mais de 300 anos, ligando as duas margens do troço final do Tâmega, na confluência com o Douro, entre o Torrão (Marco de Canaveses) e Entre-os-Rios (Penafiel), num percurso que inclui a Ponte Duarte Pacheco.

Antes da inauguração desta infraestrutura, em 1941, a procissão atravessava o Tâmega em barcos rabelos iluminados com lanternas, seguido do sermão das Endoenças e o percurso da Via-Sacra até ao Largo do Calvário, onde é feito o Sermão, prosseguindo depois até à Capela de S. Sebastião, onde recolhe.

Mais de 50 mil velas irão iluminar as freguesias do Torrão, no Marco de Canaveses, de Eja, em Penafiel e de Terras de Boure, em Castelo de Paiva, recreando um cenário deslumbrante, sempre envolto num silêncio venerador.

A Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses, veste-se a rigor para as comemorações, onde se celebra a eucaristia da Ceia do senhor, seguida depois da Procissão, que percorrerá em passo lento e compenetrado as ruas, atravessando a ponte em direção à Capela de S. Sebastião em Entre-os-Rios. No rio, os barcos rabelos, iluminam-se com lanternas e luzinhas, criando um efeito visual único.

Chegada ao centro de Entre-os-Rios, um dos pontos altos da celebração com o «Sermão do Encontro» entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, que reúne, normalmente, centenas de pessoas que erguem as suas velas.

A Procissão das Endoenças mais que um ato de fé,é um momento alto de religiosidade que acompanha as famílias marcuenses há muitas gerações e, como tal, é um acontecimento de grande importância para o Marco de Canaveses, bem como para os concelhos vizinhos.

Programa das procissões:

Quinta-feira, 18/abril:

20h30 - Missa da Ceia do Senhor - Igreja Paroquial do Torrão.

21h30 - Procissão do Senhor dos Passos - da Igreja Paroquial do Torrão, Marco de Canaveses, até à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios.

Sexta-feira, 19/abril:

15h00 - Saída da procissão do Enterro do Senhor - da Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios para a Igreja Paroquial do Torrão, no Marco de Canaveses.

Celebração da Paixão do Senhor com celebração da Palavra, Adoração Santa da Cruz e Comunhão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório