Endoenças iluminam margens do rio Douro

Os Municípios do Marco de Canaveses e Penafiel celebram esta quinta-feira, 18 de abril, a Semana Santa com a organização da Procissão das Endoenças.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
18/04/2019 13:30 ‧ 18/04/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Procissão

Este ritual realiza-se há mais de 300 anos, ligando as duas margens do troço final do Tâmega, na confluência com o Douro, entre o Torrão (Marco de Canaveses) e Entre-os-Rios (Penafiel), num percurso que inclui a Ponte Duarte Pacheco.

Antes da inauguração desta infraestrutura, em 1941, a procissão atravessava o Tâmega em barcos rabelos iluminados com lanternas, seguido do sermão das Endoenças e o percurso da Via-Sacra até ao Largo do Calvário, onde é feito o Sermão, prosseguindo depois até à Capela de S. Sebastião, onde recolhe.

Mais de 50 mil velas irão iluminar as freguesias do Torrão, no Marco de Canaveses, de Eja, em Penafiel e de Terras de Boure, em Castelo de Paiva, recreando um cenário deslumbrante, sempre envolto num silêncio venerador.

A Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses, veste-se a rigor para as comemorações, onde se celebra a eucaristia da Ceia do senhor, seguida depois da Procissão, que percorrerá em passo lento e compenetrado as ruas, atravessando a ponte em direção à Capela de S. Sebastião em Entre-os-Rios. No rio, os barcos rabelos, iluminam-se com lanternas e luzinhas, criando um efeito visual único.

Chegada ao centro de Entre-os-Rios, um dos pontos altos da celebração com o «Sermão do Encontro» entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, que reúne, normalmente, centenas de pessoas que erguem as suas velas.

A Procissão das Endoenças mais que um ato de fé,é um momento alto de religiosidade que acompanha as famílias marcuenses há muitas gerações e, como tal, é um acontecimento de grande importância para o Marco de Canaveses, bem como para os concelhos vizinhos.

Programa das procissões:

Quinta-feira, 18/abril:

20h30 - Missa da Ceia do Senhor - Igreja Paroquial do Torrão.

21h30 - Procissão do Senhor dos Passos - da Igreja Paroquial do Torrão, Marco de Canaveses, até à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios.

Sexta-feira, 19/abril:

15h00 - Saída da procissão do Enterro do Senhor - da Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios para a Igreja Paroquial do Torrão, no Marco de Canaveses.

Celebração da Paixão do Senhor com celebração da Palavra, Adoração Santa da Cruz e Comunhão.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas