Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quinta do Côtto Vinha do Dote, um vinho que sela compromisso com o Douro

Uma das vinhas mais antigas da Quinta do Côtto, que representa um importante capítulo na história da família, deu origem a um vinho de uma só parcela em field blend – o Quinta do Côtto Vinha do Dote.

Quinta do Côtto Vinha do Dote, um vinho que sela compromisso com o Douro
Notícias ao Minuto

18:00 - 17/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vinhos

Localizada na freguesia de Cidadelhe, junto a Mesão Frio, a Quinta do Côtto é um dos nomes que o ouvido aprendeu a lembrar. À sua história secular, que nos transporta até ao séc. XIV, época em que surgiram os primeiros registos da família Montez Champalimaud no Douro, juntam-se novos fascículos que preservam e homenageiam os valores de sempre, como é exemplo a vontade de fazer vinhos que expressem os múltiplos micro terroirs da região.

Um deles foi recentemente repensado pela casa Montez Champalimaud - uma vinha de características únicas localizada fora do casco principal da Quinta do Côtto. As suas videiras, provenientes de vinhas com mais 30 castas e com cerca de 90 anos, são marcadas por uma produção muito reduzida, mas de enorme equilíbrio e qualidade com fruta muito concentrada, graças à conjugação de fatores como a exposição sul/poente, a altitude de 140 metros e o solo xistoso.

Esta vinha chegou à família via dote de Rosa Carolina Pinto Barreiros aquando do seu casamento com António Montez Champalimaud em 1865. Rosa viria a fundar, em 1922, a empresa Montez Champalimaud Limitada. Em sua homenagem, esta vinha velha foi cuidadosamente recuperada e batizada, simbolicamente, como Vinha do Dote.

É este o berço do vinho que lhe herda o nome, o Quinta do Côtto Vinha do Dote, um vinho com cor rubi intenso, nariz profundo e grande complexidade. Alguma especiaria, notas de grafite, fruta preta e frutos silvestres abrem o palato, que revela bom volume, taninos maduros e muita frescura a equilibrar o conjunto. Final longo e persistente. 

Notícias ao Minuto© Quinta do Côtto

O novo vinho da casa Montez Champalimaud afirma ainda toda a sua personalidade no rótulo, desenhado pelo Atelier Rita Rivotti – Wine Branding & Design. A imagem de uma delicada rosa é sobreposta à inscrição recuperada dos tradicionais dotes de casamento, que recordam a memória viva da fundadora da empresa, Rosa Carolina Pinto Barreiros.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório