Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

O leitor perguntou: Vale a pena treinar apenas uma vez por semana?

As intenções são boas… a semana começa e promete que vai treinar todos os dias, mas depois a vida acontece. Instala-se a preguiça, os amigos convidam-no para a sair, o trabalho ou a família não permitem.

O leitor perguntou: Vale a pena treinar apenas uma vez por semana?
Notícias ao Minuto

08:48 - 17/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Deixe arder

Felizmente, um novo estudo mostra que não tem de se sentir envergonhado se só tem tempo para se exercitar uma ou duas vezes por semana.

O estudo, publicado no periódico científico JAMA Internal Medicine, analisou a população com base numa pesquisa que envolveu 64 mil adultos e descobriu que os voluntários apresentaram 30% menos risco de morrer durante o estudo quando realizaram pelo menos o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa – independentemente se esses minutos fossem separados em um, dois, ou seis treinos por semana.

Albert Matheny, especialista certificado em força e condicionamento do SoHo Strength Lab and Promix Nutrition, nos Estados Unidos, aponta que o estudo comparou pessoas que se exercitaram em algum grau contra aquelas que não fizeram exercício nenhum. Ou seja: não é tão surpreendente esperar que aqueles que fizeram  exercício de alguma forma se saíram melhor. “Mover-se é melhor do que não se mover de todo”, diz.

E Doug Sklar, um personal trainer certificado e fundador do estúdio de treinamento baseado em Nova York PhilanthroFIT, concorda. “Isso simplesmente reforça o que muitos sabiam ou já suspeitavam há anos. A atividade física regular pode ser benéfica para sua saúde a longo prazo”, refere.

Entretanto, Sklar nota que é realmente melhor tentar fazer mais. “Para pessoas mais experientes, eu recomendaria de três a cinco vezes por semana”.

Matheny diz que se exercitar regularmente provavelmente fará com que sinta ainda mais saudável do que aqueles que apenas treinam de quando em quando. “Quão saudável quer ser?”, pergunta. “Toda a gente se pode mover por pelo menos 22 minutos todos dia. Isso dá mais que 150 minutos por semana.”

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório