Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cinco receitas para tratar a diarreia

A diarreia é geralmente causada por vírus e bactérias, e em termos médicos é conhecida como gastroenterite. Os sintomas típicos desta infeção são náuseas, vómitos e diarreia, podendo ir acompanhada também de dores na barriga, dor de cabeça e mal estar geral.

Cinco receitas para tratar a diarreia
Notícias ao Minuto

20:00 - 15/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mal estar

Em pessoas saudáveis, o tratamento médico é raramente necessário, porque geralmente a gastroenterite desaparece após alguns dias. No entanto, as crianças e pessoas idosas devem ter mais cuidados, os sintomas são mais fortes e podem resultar em desidratação, com necessidade de atendimento médico.

Remédios caseiros para a diarreia

Uma das primeiras medidas para tratar a diarreia é ingerir líquidos em abundância, já que o corpo perde muitos fluídos e minerais. Para compensar, é necessário beber vários litros de água ou chá de ervas.

Bicarbonato com limão para a diarreia

O bicarbonato ajuda a tratar a diarreia, para tal o soro oral caseiro deve ser feito com as quantidades exatas dos ingredientes que a receita exige:

- água;

- açúcar;

- sal;

- bicarbonato de sódio;

- limão. 

Ferver um litro de água e deixar arrefecer, juntar o sumo de um limão, duas colheres de sopa rasas de açúcar, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e outra de sal.

Sopa de legumes

Durante a diarreia como já referimos é fundamental o aumento do consumo de líquidos, por isso as sopas são uma ótima opção.

Deve fazer um sopa de legumes caseira, sem a adição de caldos em cubo, com vários vegetais como, cenoura, aipo e ervas. Se ainda não pode comer alimentos sólidos, remova os legumes após a cozedura e beba o liquido que ficou.

Água de arroz para a diarreia

Um remédio bastante popular é a chamada água de arroz, cuja função é a de re-hidratação oral para repor os líquidos perdidos. Além disso a preparação, favorece a absorção de sódio e água.

A preparação deste remédio caseiro para a diarreia é simples, para uma medida de arroz acrescentar oito partes de água e um pouco de sal, não adicionar manteiga ou outra gordura. Tape a panela e quando começar a ferver diminua o lume para o mínimo e deixe cozinhar durante duas horas. Após este tempo, deixe arrefecer e passe por um coador ou pano fino. O resultado é a água de arroz, um líquido leitoso e um pouco espesso.

Mirtilos secos contra a diarreia

Os mirtilos atuam contra a diarreia impedindo que as bactérias se fixem nas mucosas do estômago e intestino. Como remédio caseiro para a diarreia, é bebido em forma de chá. Deitar duas a três colheres de sopa de mirtilos secos num litro de água fria e levar ao lume até ferver, deve cozer durante 10 minutos.

Espere que arrefeça e coe. Deverá beber várias vezes ao dia uma chávena deste chá. A bebida pode ajudar tanto crianças como adultos a curar a diarreia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório